Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 16-11-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Palestra de sensibilização para a coluna em Gondomar

    foto
    A campanha Olhe pelas Suas Costas promove hoje, dia 16 de novembro, pelas 11 horas, na Universidade Sénior de Gondomar uma sessão de esclarecimento sobre as doenças da coluna.

    A palestra, dirigida por Nuno Neves, ortopedista do Hospital de São João, pretende alertar as pessoas mais idosas de que a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças da coluna são fundamentais para ter uma melhor qualidade de vida.

    Esta iniciativa, cuja entrada é gratuita, é aberta a toda a população que tenha interesse em participar.

    A Universidade Sénior de Gondomar faz parte da Rede de Universidades da Terceira Idade e foi inaugurada no dia 15 de março de 2006 com 55 alunos, sendo que no ano lecivo de 2010/2011, contava já com cerca de 320 alunos e 43 professores em regime de voluntariado, que ministram 48 disciplinas.

    SOBRE AS DORES NAS COSTAS

    As dores nas costas são a segunda causa mais frequente das visitas ao médico. As doenças que afetam a coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física. Estima-se que 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas.

    Um estudo realizado no âmbito desta campanha indica que 28,4 por cento dos portugueses sentem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas.

    A coluna vertebral é composta por trinta e três pequenos ossos ou vértebras que sustentam o corpo, permitindo o movimento e protegendo a medula. Entre cada duas vértebras típicas existe um disco intervertebral, que ajuda a absorver as pressões e impede o atrito entre as vértebras. Para além de servirem de amortecedores, estes discos garantem a flexibilidade da coluna vertebral.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].