Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-11-2012

    SECÇÃO: Saúde


    AFETA QUASE METADE DOS DOENTES COM DIABETES TIPO 1

    Nefropatia Diabética é a principal causa de insuficiência renal

    foto
    No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia alerta para a prevalência da diabetes nos doentes renais, sendo que quase 50% dos diabéticos de tipo 1 e entre 10% a 20% dos diabéticos de tipo 2 desenvolvem nefropatia diabética.

    De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Fernando Nolasco, «a nefropatia diabética é uma das complicações mais temidas pelos doentes com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Esta doença renal, que resulta das lesões que a diabetes provoca nos rins, evolui em muitos casos para a insuficiência renal crónica». E acrescenta que «nos últimos anos houve um incremento do número de casos de nefropatia diabética, fruto de melhores cuidados de saúde que resultam numa maior esperança de vida dos doentes e num aumento do número de doentes em estádio terminal, onde o tratamento passa por diálise ou transplantação renal».

    Para tentar prevenir a nefropatia diabética, e dado que a doença não revela sintomas, os doentes devem ter um controlo muito rigoroso da glicemia e da tensão arterial.

    Em Portugal, estima-se que 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

    Todos os anos surgem mais de 2 mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca 2 mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].