Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-11-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Gibicon n.º1

    foto
    Decorreu em Curitiba de 25 a 28 de outubro a Gibicon nº 1. Além de capital paranaense, a cidade foi sobretudo a capital internacional da banda desenhada devido à presença de uma grande gama de autores, mostras e debates que tomaram conta dos variados pontos culturais do município brasileiro.

    Entre os convidados internacionais, destaque no que às personagens Bonellianas diz respeito, para nova presença de Fabio Civitelli, o consagrado desenhador de Tex que também foi um dos convidados da edição n.º 0 realizada o ano passado, Roberto Diso, o histórico desenhador de Mister No e Moreno Burattini, argumentista de Zagor.

    Os três autores italianos integraram uma série de atividades em homenagem a Sergio Bonelli, com exposições, convidados, debate, e a exibição de um documentário inédito dedicado ao editor italiano.

    A exposição nasceu logo após a morte de Sergio Bonelli, em 2011. Diversos artistas ainda comovidos pela fatalidade dedicaram uma arte ao grande editor da banda desenhada italiana.

    Também foram expostas fotos de Sergio Bonelli nos anos 70 visitando a Amazónia, lugar que o inspirou para a criação de Mister No, havendo ainda a participação do tradutor dos títulos Bonelli no Brasil, Júlio Schneider e o editor chefe da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman em diversas palestras ocorridas relacionadas com os fumetti (banda desenhada italiana). A mostra dedicada a Sergio Bonelli estará no Solar do Barão até ao dia 25 de Novembro de 2012.

    Por: José Carlos Francisco

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].