Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 24-10-2012

    SECÇÃO: Desporto


    ASSEMBLEIA GERAL DO CPN

    Contas de 2011 foram aprovadas… mas a situação económico-financeira ainda preocupa

    Aproximadamente três dezenas de associados aprovaram na noite da passada sexta feira (19 de outubro) o Relatório de Contas e Atividades – e respetivo parecer do Conselho Fiscal – do CPN, referente ao exercício do ano de 2011. Um documento que reflete a dura realidade na qual vive o clube ermesindense, uma realidade onde as dificuldades de ordem económica saltam à vista, provocando dores de cabeça a uma jovem Direção que contra a maré tem tentado levar a nau cepeenista a bom porto. E por falar em Direção é de sublinhar que pela segunda vez no atual mandato o elenco liderado por Paulo Sousa sofreu alterações, acontecendo desta feita o mesmo com o Conselho Fiscal, que em bloco (!) se demitiu recentemente, obrigando à nomeação de novos elementos. E porque nem tudo são problemas o CPN foi galardoado – também recentemente – com o Prémio de Clube do Ano (no setor feminino) pela Associação de Basquetebol do Porto. Todos estes assuntos tiveram eco na última Assembleia Geral (AG) do clube de Ermesinde.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    «Difícil e recheado de obstáculos», palavras introdutórias do Relatório de Contas e Atividades apresentado pela Direção cepeenista aos associados do clube que descrevem o percurso do clube não só no ano de 2011 – ao qual o documento diz respeito – mas igualmente aos meses que 2012 já leva. Um período onde o elenco liderado por Paulo Sousa tem procurado, através de uma gestão rigorosa, encontrar soluções para a manutenção do complexo desportivo (e do próprio clube), e cumprir com todos os acordos celebrados para a regularização de dívidas herdadas de direções anteriores, e ao mesmo tempo evitar contrair outras. No ponto alusivo aos acordos de regularização de dívidas saliente-se o plano de pagamento de prestações que foi celebrado com a Segurança Social – cuja dívida é neste momento de 18 310 euros –, enquanto que para a manutenção e gestão do seu complexo desportivo o CPN tomou a decisão, recorde-se, de entregar essa tarefa a uma empresa privada, primeiro à Sentido Extra, e de há cerca de um mês a esta parte à Triplaforma. Apesar da constante luta contra esta encrespada maré de dificuldades, os números apresentados neste documento deixam transparecer que o CPN ainda se encontra muito distante de ancorar num porto de abrigo. De destacar que em 2011 houve um decréscimo de proveitos (passaram de pouco mais de 160 000 euros para aproximadamente 93 360 euros), enquanto que a dívida à EDP Gás – um dos maiores credores do clube – cifra-se atualmente em cerca de 31 690 euros. Como credores do clube estão igualmente as próprias secções do mesmo, as quais reclamam uma dívida de quase 47 000 euros. Dado positivo, e muito relevante, prende-se com o passivo do clube, que registou um decréscimo de cerca de 14 000 euros.

    APESAR DAS DIFICULDADES

    CLUBE CONTINUA A COLECIONAR

    ÊXITOS DESPORTIVOS

    foto
    No meio desta turbulência há contudo que destacar outros pontos positivos – aliás, muito positivos – na vida do clube ao longo deste último ano e meio, sensivelmente. Pontos positivos vividos no plano desportivo, e que demonstram claramente que apesar deste momento complicado – no que toca às finanças – o clube continua cheio de garra, enaltecendo não só o seu nome como o da própria cidade, do concelho, e do país! Há que destacar neste ponto os títulos distritais alcançados pela Secção de Basquetebol durante a época de 2011/12, nos escalões de cadetes e iniciadas femininas. As excelentes prestações do basket cepeenista foram reconhecidas recentemente, tendo o CPN sido galardoado com o “título” de Clube do Ano (no setor feminino) por parte da Associação de Basquetebol do Porto. Para além disto viu o grande impulsionador da Secção, Agostinho Pinto, ser distinguido com o prémio de Treinador do Ano na área da formação pelo mesmo organismo distrital, e a atleta Francisca Meinedo vencer o prémio de Atleta do Ano no escalão de cadetes femininos. No andebol o CPN foi vice-campeão regional de iniciados, e no karaté viveu uma temporada inolvidável, primeiro com a obtenção de títulos de campeão nacionais por equipas, e já em 2012 viu os seus atletas Diogo e Tiago Guincho brilharem a grande altura no Campeonato do Mundo de Karaté Shukokai, realizado em Atlantic City (Estados Unidos da América) ao serviço da Seleção Nacional. O mais velho dos irmãos Guincho, Tiago, sagrou-se vice-campeão mundial de kumite na categoria de 70 kg, ao passo que Diogo foi campeão do Mundo de kumite na categoria de 75 kg. Êxitos que seriam enaltecidos nesta AG, primeiro pela presidente da mesa deste órgão, Luísa Paupério, que proporia um voto de louvor à Secção de Basquetebol do clube e muito em particular ao treinador Agostinho Pinto, e ao seccionista Renato Horta, pelo dedicado e laureado trabalho que ambos têm levado a cabo no clube, e em seguida o associado Raul Santos faria a mesma sugestão para a Secção de Karaté, com particular realce para o treinador Carmindo Paiva. Aceites de forma unânime, como seria de esperar, estas menções foram seguidas de fortes salvas de palmas por toda a assembleia.

    No sentido de modernizar a comunicação do clube, a Direção deu conta do processo de finalização do novo sítio oficial na internet, uma plataforma que segundo os dirigentes cepeenistas irá permitir uma melhor comunicação com os associados. No relatório da Direção destaca-se ainda a alusão ao esforço que esta tem feito ao promover contactos com várias empresas no sentido de conseguir uma ajuda financeira extra, bem como a colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, colaboração esta que permitiu ao CPN resolver um problema de inundação que afetava todo o seu complexo sempre que chovia com mais intensidade.

    Terminada a apresentação do relatório passou-se à discussão do mesmo, tendo o sócio Jorge Gonçalves colocados algumas questões e reparos de ordem técnica sobre o documento. Entre outras o associado questionou a Direção sobre se esta tinha suporte contabilístico das dívidas às secções, recordando que no seu tempo de dirigente do clube muitas dessas dívidas eram reclamadas apenas de forma verbal! O conhecido associado aconselhou pois a Direção a procurar provas reais da existência dessas dívidas, salientando que caso esta procedesse a uma investigação profunda sobre esta rubrica iria encontrar muitas surpresas! O conselho foi acatado por Paulo Sousa e seus pares, que prometeram trazer à próxima AG novos desenvolvimentos sobre o tema.

    Posteriormente seria lido o parecer – favorável – do Conselho Fiscal sobre o exercício de 2011, um documento onde este órgão sublinhou que apesar de todas as medidas implantadas pela Direção do clube no sentido de dar viabilidade económica e financeira ao mesmo é notório que a situação económica do CPN continua a ser muito preocupante, como demonstram os números apresentados – e sobre alguns dos quais já fizemos eco no início deste texto. Conselho Fiscal (CF) que estaria em destaque nesta AG de 19 de outubro, não só pelo facto de nenhum dos seus membros ter marcado presença na sessão mas, sobretudo, por estes terem recentemente apresentado a sua demissão em bloco (!), alegando motivos de ordem pessoal – de cada um dos seus três elementos! Mais do que esta decisão, a ausência dos membros do CF causou alguma estranheza e indignação em alguns dos associados presentes, sendo um deles Jorge Gonçalves, que na hora de votar o Relatório de Contas e Atividades e o respetivo Parecer do Conselho Fiscal alusivo ao exercício de 2011, acenou com um voto contra, reprovando a atitude do órgão demissionário em não fazer comparecer nenhum dos seus elementos numa assembleia onde as contas do clube se encontravam em análise e votação. Apesar desta contestação os documentos seriam aprovados pela maioria, com 16 votos favoráveis, 10 abstenções, e 2 votos contra.

    A ELEIÇÃO DOS NOVOS

    CORPOS GERENTES

    Seguiu-se na Ordem de Trabalhos o ponto alusivo à nomeação de um novo elemento para a Direção e a eleição de um novo CF.

    Para a Direção entrou Dulce Lourinha, em substituição de Rui Machado, elemento este que usaria da palavra para justificar a sua demissão, sustentando que motivos de ordem pessoal e profissional estiveram na origem da sua decisão, ressalvando no entanto o orgulho que sentia em ter feito parte da atual Direção, deixando em seguida rasgados elogios a todo o elenco diretivo, com particular destaque para Paulo Sousa, pela postura incansável que este tem patenteado no sentido de encontrar soluções para os problemas do clube. O presidente agradeceu a colaboração do agora vicepresidente demissionário, desejando-lhe as maiores felicidades para uma resolução breve dos seus problemas. Para o CF foram propostas os nomes de Rui Freitas (para o lugar de presidente), Abílio Moreira, e Luís Meireles. Colocadas à votação – por voto secreto – ambas as propostas para a eleição de novos corpos gerentes foram aprovadas por maioria, com 25 votos favoráveis e com uma abstenção.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].