Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-10-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Grande homenagem a Sergio Bonelli promovida pelo blogue português do Tex foi um sucesso

    foto
    Segundo José Carlos Francisco, editor do blogue português do Tex, a homenagem promovida ao seu autor e editor Sergio Bonelli, por ocasião do 1º aniversário do seu falecimento, e encerrada no passado dia 11 de outubro, foi um sucesso.

    «Depois de duas semanas ininterruptas de homenagens, a um ritmo de quatro por dia, proporcionadas por muitos dos mais consagrados e importantes autores (cerca de 40!) da própria Sergio Bonelli Editore, mas também por autores portugueses e brasileiros», assim como colaboradores do blogue e “simples” leitores, o balanço foi francamente positivo.

    Sergio Bonelli «foi o principal artifice da passagem da banda desenhada como simples instrumento de entretenimento popular a produto de dignidade cultural, criando, ao longo da sua carreira de cinquenta anos, uma das mais importantes editoras de banda desenhada no contexto italiano e mesmo mundial», aponta o editor.

    «Nunca em nenhuma parte do mundo, nem sequer na própria Itália, se reuniram tantos e tão consagrados autores numa única iniciativa, apesar das muitas que têm havido, para homenagear o maior editor italiano dos fumetti e um dos últimos cultores da Banda Desenhada de aventuras de grande público. A adesão foi tão grande e inesperada que a promovida Semana de Homenagem a Sergio Bonelli acabou por ter a duração de DUAS semanas (iniciou a 25 de Setembro e terminou a 10 de Outubro).

    O sucesso da iniciativa também se mediu pelo incrível número de visitas diárias (na ordem das milhares) ao blogue português do Tex, oriundas de mais de uma centena de países, proporcionando que fossem batidos, nestas duas últimas semanas, TODOS OS RECORDS de audiência (e por larga margem) dos mais de 6 anos de vida» do blogue, continua José Carlos Francisco. «A iniciativa portuguesa também foi muito elogiada e divulgada em diversos sites, blogues e fóruns de diversos países, com especial predominância na Itália onde foi inclusivamente anunciada no próprio site da Editora Bonelli.

    Podemos deste modo dizer que Sergio Bonelli teve a homenagem que merecia e os ecos desta nobre iniciativa já anteveem que na realidade ela não terminará aqui, pois muito provavelmente irá realizar-se em Portugal, durante o ano de 2013, uma exposição que conterá a maior parte destas homenagens publicadas no blogue português do Tex e com a particularidade de serem expostos os respetivos desenhos originais e contar inclusive com a presença de um dos autores homenageantes», anuncia o entusiasta e editor português.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].