Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2012

    SECÇÃO: Saúde


    MULHERES SÃO AS MENOS ATIVAS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO

    Mais de metade dos portugueses não faz o mínimo recomendado de atividade física

    foto
    Em Portugal, mais de metade da população (51%) com mais de 15 anos não cumpre os critérios mínimos de atividade física recomendados pelos especialistas, segundo a revista científica “The Lancet”. Os resultados confirmam, ainda, que o sexo feminino é o mais sedentário. Os motivos para a inatividade estão associados à capacidade psicológica da mulher para iniciar a prática de exercício ou à sua capacidade física, no caso de sofrer de algum problema ou patologia que a impeça de realizar certos movimentos ou exercícios. Os especialistas deparam-se, cada vez mais, com situações de aconselhamento e prescrição de exercício físico a pessoas com condições clínicas associados, onde os riscos e preocupações são maiores.

    De forma a esclarecer essas dúvidas, a sexta edição do Congresso “Practice” tem como tema “Avaliação na Terapia com o Exercício”. A ter lugar nos dias 27 a 28 de outubro, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona em Lisboa, um dos objetivos primários passa por evidenciar os métodos disponíveis para avaliar a motivação psicológica do indivíduo para iniciar a prática do exercício físico e a pessoa está em condições para realizar todo e qualquer tipo de exercício.

    «Os especialistas têm vindo a defender, cada vez mais, a prescrição de exercício físico por parte dos médicos, de forma a prevenir ou melhorar várias patologias. No nosso país, ainda não é muito recorrente a recomendação do Médico de Família na prática de exercício físico. No entanto, quando isso acontece, geralmente o profissional não possui um conhecimento especializado nesta temática, pelo que não sabe aconselhar quais os exercícios e atividades mais benéficas para cada tipo de paciente. O nosso objetivo, este ano, é promover e informar todos os profissionais de saúde relativamente aos vários métodos existentes para uma avaliação clínica contextualizada para a prática de exercício físico em doentes crónicos”, explica Jorge Ruivo, médico de Medicina Desportiva.

    Os Portugueses sofrem, cada vez mais, de várias patologias relacionadas com o sedentarismo: 49,5% dos adultos têm excesso de peso ou obesidade, dois milhões são hipertensos e, aproximadamente, um milhão são diabéticos. Estas situações afetam a toda a sociedade, através da diminuição da qualidade de vida e do incrementar da despesa com a Saúde. No sentido de a combater, a prática ajustada de Atividade Física e o Exercício Físico são altamente recomendados por instituições credenciadas, como a Organização Mundial de Saúde.

    O Practice é uma organização interdisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas e especialistas do exercício que se dedicam a estudar a aplicação do exercício físico na prevenção da doença, a sua possível atuação em indivíduos em risco ou portadores de patologia, e os seus efeitos na reabilitação. O seu grande objetivo passa por promover a divulgação e discussão

    dos efeitos terapêuticos da atividade física, do exercício e do desporto nos vários problemas de Saúde Pública, salientando as sinergias que podem ser criadas entre a Ciência Médica e as Ciências do Exercício.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].