Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2012

    SECÇÃO: Saúde


    DIA INTERNACIONAL DO IDOSO CELEBRADO A A 1 DE OUTUBRO

    Idosos preocupados com doença cardíaca

    foto
    Antecipando as comemorações do Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, a Academia Sénior de Gaia promoveu uma sessão de esclarecimento, no dia 28 de setembro, sobre a estenose aórtica, uma das doenças cardíacas mais comuns na terceira idade e uma das patologias mais subdiagnosticadas e subvalorizadas junto da população com mais de 75 anos.

    Dirigida aos alunos da Academia Sénior de Gaia e aberta a toda a população que tivesse interesse em participar, a palestra decorreu nas instalações da Academia Sénior de Gaia e foi liderada por Vasco Gama, cardiologista e diretor do serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. De acordo com o especialista, esta iniciativa pretendia «sensibilizar os participantes e as suas famílias para os sintomas da doença – fadiga, dificuldade em respirar e desmaios – que são, muitas vezes, confundidos com sinais naturais do avançar da idade».

    É essencial que a sociedade compreenda a importância de um envelhecimento saudável, que se desmistifique as principais patologias associadas a esta idade e, sobretudo, que se informe acerca dos tratamentos disponíveis que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos mais velhos.

    SOBRE A ESTENOSE AÓRTICA GRAVE

    A estenose aórtica é uma doença que se caracteriza pelo aperto da válvula aórtica, cuja função é evitar que o sangue bombeado pelo coração volte para trás. Quando existe este estrangulamento o sangue passa com dificuldade, provocando cansaço, dor no peito e desmaios. As melhorias produzidas pelos medicamentos são limitadas e não evitam as complicações mais graves provocadas pela exaustão cardíaca que, após os primeiros sintomas e nos apertos de alto grau, conduz à morte de metade dos doentes no primeiro ano.

    Em todo o mundo, mais de 300 mil pessoas sofrem de estenose aórtica grave e, em Portugal, estima-se que esta patologia possa afetar cerca de 20 000 pessoas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].