Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-09-2012

    SECÇÃO: Destaque


    Ministro da Educação Nuno Castro na inauguração do Complexo Escolar do Mirante de Sonhos

    Protegido por um forte cordão policial que impedia o acesso dos não convidados à cerimónia, o ministro da Educação, Mariano Castro, inaugurou hoje de manhã, em Ermesinde, com o presidente da Câmara de Valongo, João Paulo Baltazar, o complexo escolar EB/JI do Mirante de Sonhos, moderno equipamento do Ensino Básico que assim culmina o processo de requalificação do equipamento escolar no concelho.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Com o ministro da Educação resguardado atrás de um forte dispositivo policial que circundava o novo complexo escolar em inauguração, o sorridente ministro da Educação, Nuno Crato, respondendo positivamente ao convite do presidente da Câmara, João Paulo Baltazar, inaugurou hoje de manhã o Centro Escolar do Mirante de Sonhos, o mais moderno equipamento do Ensino Básico em Ermesinde e no concelho.

    Antes das intervenções na cerimónia de inauguração, um coro de cerca de três dezenas de crianças deu as boas vindas ao ministro, interpretando uma rapsódia de canções que culminou com uma salva de palmas e que antecedeu o momento da consagração religiosa do edifício pelo pároco católico de Ermesinde, cónego João Peixoto.

    Nuno Crato, agradecendo o convite endereçado pelo autarca valonguense, sublinhou que a escola era de todos, e gracejou com as crianças, «surpreendido» com as suas artes de cantar, estudar e aprender.

    Garantiu depois estar-se, passo a passo, cautelosamente, a melhorar a educação, com destaque para o papel dos professores, que tinha que ser valorizado, acima de tudo, pelos alunos, pelos pais e por toda a comunidade.

    foto
    João Paulo Baltazar, por sua vez, agradecendo a aceitação do convite ao ministro da Educação, e ainda a presença dos autarcas presidentes de Junta de Ermesinde, Alfena e Sobrado, fez uma referência elogiosa ao trabalho do arquiteto Cesário Moreira, destacando ser este um centro escolar de qualidade bem acima da média, concluindo-se com ele a fase de renovação e requalificação do parque escolar do concelho, durante a qual foram construídas cinco novas escolas e requalificadas onze das existentes, permitindo assim cumprir o objetivo pretendido de se concretizar a escola a tempo inteiro e o nivelamento do parque escolar por cima.

    Todavia este era um período de grandes dificuldades financeiras (para o concelho e para o país), que obrigava a uma gestão criteriosa assente sobretudo nos pilares da manutenção dos postos de trabalho e no investimento nas pessoas, o que implicava sobretudo as áreas da Educação e da Ação Social.

    O autarca agradeceu depois a grande disponibilidade do ministro para uma reunião de trabalho com os diretores dos agrupamentos escolares concelhios, apontando haver uma grande quebra de qualidade no concelho dos equipamentos de nível superior relativamente aos do ensino básico, o que representava uma grande perca de competitividade do município relativamente a outros. Por isso, mesmo conhecendo a difícil conjuntura, pedia um compromisso claro ao ministro, nomeadamente na resolução dos problemas que afetam as Secundárias de Ermesinde e Valongo e a EB 2/3 da capital do concelho, problemas estes que desanimam toda a gente, inclusive os autarcas.

    Miguel Marques, diretor do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, também tomou brevemente a palavra para considerar ficar a ser esta escola um ex-libris do concelho, e pelo qual agradecia à Câmara Municipal de Valongo.

    As crianças, agora em número muito maior do que as do grupo inicial que recebeu o ministro (muito bem dirigidas pela jovem professora Patrícia Silva), voltaram nesta fase da cerimónia a cantar, escutando depois as palavras das referidas personalidades.

    foto
    Seguiu-se uma visita às instalações do Centro Escolar do Mirante de Sonhos, incluindo a visita de surpresa a algumas salas de aula em funcionamento.

    Lá fora o grupo de manifestantes que se propunha protestar contra a política educativa, foi o brigado a ficar longe do ministro.

    Cena presenciada pela reportagem de “A Voz de Ermesinde” foi a situação em que o presidente da Federação de Pais concelhia (FAPEVAL) ter sido, de forma “tolerante”, de forma um pouco relutante autorizado a assistir à cerimónia, mas com o conselho policial de que interviesse junto dos pais e pessoas presentes, para que não se manifestassem!

    O complexo escolar agora inaugurado abarca 10 salas de ensino básico, duas salas de jardim de infância, uma sala recursos, uma sala de repouso, uma sala de atendimento, uma sala de professores, um posto médico, um polivalente, uma cantina e um recreio coberto. O investimento neste equipamento orçou os dois milhões de euros.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].