Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2012

    SECÇÃO: Local


    REALIZADO DE 19 A 22 DE JULHO DE 2012

    Núcleo de Ermesinde no Acampamento Nacional da Fraternidade Nuno Alvares em Guimarães

    Foto FNA - ERMESINDE
    Foto FNA - ERMESINDE
    Sob o lema “Nos Trilhos da Cultura”, realizou-se nos passados dias 19 a 22 de julho o VII ACANAC e III JAMBOREE da Fraternidade de Nuno Álvares – Escutismo Adulto. Esta, que é eleita a atividade-rainha pelo grande número de associados que movimenta, pela ocasião que proporciona de convívio, partilha de ideias e conhecimentos, foi este ano organizada pela Região de Braga.

    Guimarães, berço de Portugal, Património da Humanidade e Capital Europeia da Cultura 2012, foi a cidade que acolheu este evento e naquela que é considerada a sua joia natural, a Penha, acamparam cerca de 350 associados, divididos em 10 campos, um dos quais entregue a um contingente de Espanha que já vem sendo hábito marcar presença em acampamentos nacionais.

    Para além das variadíssimas atividades realizadas em campo, sempre relacionadas com o tema da cultura, são de realçar as atividades no exterior, como a visita aos caminhos e Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, na freguesia de São Miguel de Seide, em Vila Nova de Famalicão, a visita à Sé Catedral de Braga, templo principal, capelas e Tesouro-Museu e ao centro histórico de Guimarães, Castelo e Paço dos Duques de Bragança. Divididos em grupos organizados e acompanhados por guias, os participantes foram unânimes em considerar estas atividades como muito interessantes e enriquecedoras.

    Outro grande momento deste ACANAC foi, sem dúvida, a Boa Ação Coletiva, proposta e bem aceite por todos, composta por três vertentes:

    - Recolha de alimentos para a Caritas Portuguesa. Todos apresentaram alimentos enlatados que foram recolhidos em campo.

    - 1 euro para o Banco de Leite de S. Tomé e Príncipe. Todos comparticiparam com 1 euro (no mínimo).

    - Recolha de sangue para o Registo de Dadores de Medula Óssea de Centro de Histocompatibilidade. Foi proporcionada a todos os potenciais dadores a oportunidade de se registarem.

    O Núcleo de Ermesinde fez-se representar neste ACANAC 2012 com oito associados e familiares, num total de 14 presenças, e se para alguns foi o reviver de anteriores, outros há, para quem foi o primeiro em que, em comunhão fraterna, viveram momentos únicos de convívio e partilha, dignos de quem se orgulha de praticar Escutismo Adulto.

    Por: José Adriano Mota (*)

    (*) FNA - Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].