Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2012

    SECÇÃO: Destaque


    Inauguração da Feira do Livro

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Decorre desde o passado dia 6 de julho e até ao dia 15, no Parque Urbano de Ermesinde, a XIX edição da Feira do Livro de Valongo, de que o jornal “A Voz de Ermesinde” dará notícia mais alargada em próximas edições.

    O certame foi aberto com a presença do presidente da Câmara, João Paulo Baltazar, que se encontrava acompanhado pelo presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira.

    João Paulo Baltazar enviou um agradecimento às associações do concelho, suporte importante deste certame, destacando que «a cultura possa continuar a ser difundida e que as dificuldades financeiras não impeçam a continuação da difusão da Cultura, como bem universal».

    No final, o autarca lançaria ainda um apelo: «E sobretudo desfrutem dos livros, porque os livros são para todos nós».

    Rui Moreira, por sua vez, após cumprimentar o presidente da Câmara, associações, livreiros e público, defendeu também que «o livro é fundamental para a nossa sociedade» e «deve ser bem tratado». Apelou para que não o dobrassem, estragassem, e para que se se fizessem apontamentos fossem a lápis.

    «Os livros são do autor, mas também são do leitor», considerou.

    E terminou apontando que Cultura e Animação devem andar juntas, e desejando que as dificuldades sejam temporárias e que, mesmo com pouco, pudéssemos ter muitas alegrias.

    A animação neste primeiro dia da feira fez-se com o grupo de percussão tradicional Dente de Leão, com uma encenação sobre Figuras do maravilhoso popular a cargo do Grupo de Tradições da Universidade Sénior do Rotary Club de Ermesinde e, finalmente, com a atuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

    No dia seguinte realizou-se a VI Conferência de Ermesinde, da associação cultural Ágorarte, dedicada a José Régio, de que daremos notícia destacada em próxima edição.

    Relembre-se que o jornal “A Voz de Ermesinde” promove três apresentações de livros nesta edição da Feira:

    Dia 12, 5ª feira, às 16h00, “O Caracol”, de Renato Roque (livro para a infância);

    Dia 14, sábado, às 21h30, “Ermesinde e a I República”, de Manuel Augusto Dias”; e

    Dia 15, domingo, às 21h30, “Grandeza de Marx...”, de Sousa Dias.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].