Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-06-2012

    SECÇÃO: Local


    Bombeiros Voluntários de Ermesinde comemoraram 91º aniversário

    Foto BVE
    Foto BVE
    Realizaram-se no passado fim de semana, de 15 a 17 de junho, no Campo de Treinos do Alfenense, as comemorações do 91º aniversário dos Bombeiros Voluntário de Ermesinde, com um Fim-de-Semana do Bombeiro & Quartel Aberto em Alfena e muita animação a acompanhar.

    Sexta-feira, dia 15, foi dia de danças e folclore, tendo-se exibido a Academia Atitude e o grupo MTV4Dance, no capítulo das danças e os ranchos do Centro Popular de Trabalhadores de Alfena, da Casa do Povo de Ermesinde e ainda o Rancho CSPA, no capítulo do folclore.

    A noite prosseguiu com música, a cargo de Luís Batista, Dyogo Douro e Carlos Ninj A e terminou com a Noite Pimba, animada por DJ Leo.

    O sábado foi dedicado às acrobacias e ao rock, tendo-se iniciado com a música de Tozé Santos & José Meireles da Banda Per7ume, prossegudi com as acrobacias motorizadas de N H Pina e Jaques, do piloto de ralis Carlos Teixeira e do Team Crosscar Race e terminado com as bandas de garagem 100 ética & 2 you 2 e John is Gone.

    No domingo à tarde, com música de baile e comédia, teve lugar o show de Fernando Rocha e a exibição dos grupos de dança dos BV Gondomar e New Style, da Escola de Danças de Salão Diogo e Liliana, do MTV4 Dance e de Zumba. E ainda a exibição do ventríloquo Fernando Valdrez.

    AÇÕES DE FORMAÇÃO

    Quanto à formação, na manhã de sábado, dia 16 de junho, houve lugar a várias ações de formação em emergência sobre os temas:

    • Enfarte Agudo Miocárdio;

    • Acidente Vascular Cerebral;

    • Diabetes Mellitus;

    • Condução Defensiva;

    • Suporte Básico de Vida;

    • Desobstrução Via Áerea;

    • Posição Lateral de Segurança;

    • Crise Convulsiva.

    NECESSIDADE DE NOVA VIATURA

    DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

    As comemorações do 91º aniversário foram também acompanhadas da ação dos bombeiros, com a criação de um grupo destinado a dinamizar a aquisição de uma viatura de combate a incêndios florestais, pois o parque de viaturas do corpo dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde está muito desguarnecido. Ao nível de viaturas de combate a incêndios florestais, a última aquisição de viatura foi no ano de 1987 – sendo que todas as outras viaturas têm uma média de “idade ao serviço” equivalente ou anterior a esta data.

    Na frota, podem-se contar:

    • Uma Toyota Dyna (o veículo mais recente – com cerca de 25 anos);

    • Um Toyota Land Cruiser (com cerca de 28 anos) – avariado de momento;

    • Um Fiat Iveco (com 31 anos);

    • Um Mercedes Unimog (com 36 anos) – avariado de momento.

    A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

    Toda esta atividade envolveu, na animação, bandas de garagem, grupos de dança, grupos de folclore tradicional, bandas de baile, coletividades (Clubes TT, Motoclubes, clubes de Tuning, associações de carros antigos, etc.), sediados na cidade de Alfena ou Ermesinde – as duas cidades que os Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE) socorrem 24 horas por dia todo o ano, há 91 anos, zelando pela segurança permanente de 80 000 pessoas residentes das duas freguesias.

    Os BVE confecionaram a alimentação (houve comida tipo snack, de prato, assim como o inevitável caldo verde!) e venderam bebidas no recinto da atividade, revertendo toda a receita para a aquisição do desejado jipe de combate a incêndios.

    Tudo isto foi organizado pelo corpo ativo dos BVE e seus familiares, mas garantindo-se simultaneamente a proteção à população, empenhando os mais de 120 elementos da corporação e criando grupos de prevenção em caso de alguma necessidade emergente.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].