Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 08-06-2012

    SECÇÃO: Saúde


    FIBRILHAÇÃO AURICULAR AFETA MAIS DE 120 MIL PORTUGUESES ACIMA DOS 40 ANOS

    Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinala-se a 13 de Junho

    foto
    «Acima dos 40 anos, a fibrilhação auricular atinge cerca de 2,5 por cento da população, mas, em pessoas com mais de 70 anos, a prevalência é de 6,6 por cento. A idade é, por isso, um fator de risco para fibrilhação auricular”, alerta o cardiologista Carlos Morais, à margem das comemorações do Dia Mundial do Ritmo Cardíaco.

    E acrescenta: «A fibrilhação auricular, a principal causa de arritmias cardíacas, está associada a outras comorbilidades cardiovasculares, nomeadamente, a hipertensão arterial, a dislipidemia ou a ocorrência prévia de um evento cerebrovascular, em particular, o AVC».

    Nas comemorações do Dia Mundial do Ritmo Cardíaco, a Associação Bate, Bate Coração pretende também contribuir para um maior esclarecimento das pessoas sobre as arritmias cardíacas, não só para ajudar a identificar os sinais de alerta para a doença, mas também ensinar a medir a pulsação, uma técnica simples e rápida, que ajuda a identificar os problemas do ritmo cardíaco.

    As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas. Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais fatores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

    A Associação Bate, Bate Coração tem como objetivo clarificar mitos e verdades sobre as arritmias cardíacas. A Associação venceu, em 2010, o Prémio Educação para a Saúde, pelo reconhecimento do trabalho efetuado.

    Para mais informações consulte: www.batebatecoracao.com

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].