Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2012

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN é vicecampeão nacional de cadetes femininos

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Para Ermesinde esteve muito perto de viajar neste final de maio mais um título nacional de basquetebol, pela mão da incontornável referência da modalidade, o CPN. O emblema da nossa freguesia ficou às portas do ceptro nacional de cadetes femininos, cuja fase final decorreu no Montijo nos passados dias 25, 26 e 27, obtendo o 2º lugar, sendo apenas superado pelas meninas da SIMECQ, as novas campeãs nacionais deste escalão. Para além de CPN e SIMEQC, estiveram presentes na fase final os conjuntos do ESSA e do Maia Basket. Quis o sorteio que o primeiro jogo das ermesindenses fosse contra a forte equipa do ESSA, um conjunto fisicamente muito poderoso, facto que não amedrontou as cepeenistas, muito pelo contrário. Conseguindo equilibrar a luta nas tabelas, o CPN terminou o 1º período a vencer por 16-12. No segundo quarto várias falhas ao nível defensivo permitiram que o ESSA desse a volta ao marcador e saísse para o intervalo a vencer por 31-25. Corrigindo a sua postura, o CPN entrou na segunda parte com outra atitude, outra vontade, e aumentando as pressões defensivas e ofensivas acabou por dominar os dois últimos períodos do encontro e terminar com uma vitória por 66-50.

    No outro jogo do dia a SIMECQ venceu sem grandes dificuldades o Maia Basket por claros 85-40, ficando desde logo definido o calendário para os restantes dois dias, sendo que no sábado o CPN iria defrontar o Maia e no domingo a SIMECQ.

    No jogo de sábado, frente a uma equipa com que durante todo o ano obtiveram vitórias confortáveis, as cepeenistas entraram demasiado displicentes, permitindo que o adversário cedo assumisse a dianteira no marcador: Contudo, uma parte final de jogo de grande nível o CPN deu a volta ao marcador, acabando por vencer a partida por 56-53, sendo que no outro duelo do dia a SIMECQ derrotaria o ESSA por 70-60, numa partida muito bem disputada, ficando assim desde logo o cenário desta fase final definido, ou seja, CPN e SIMECQ iriam discutir entre si o título no derradeiro dia da prova.

    Nesse domingo, e após o ESSA garantir o 3º lugar, teve então início o jogo decisivo. Com um pavilhão bem composto começou melhor a turma do sul do país. Demonstrando o seu poderio no jogo interior impôs um parcial de 22-8. O CPN começou a reagir no final do 1º período, tendo na etapa seguinte aumentado a pressão defensiva e recuperando no marcador, indo para intervalo com o resultado negativo de 27-34.

    Na 2ª parte, as ermesindenses falharam algumas situações de um contra um, aspeto que no entanto não as impedia de continuar na luta pela vitória. Muito pelo contrário. Nos últimos dez minutos e quando o CPN conseguiu colocar o marcador em três pontos de diferença, a SIMECQ fez de novo valer o seu fortíssimo jogo interior para ampliar a sua vantagem para 8 pontos, vantagem essa que se manteve até aos minutos finais. Já bem perto do final as sulistas dilatariam a sua vantagem no marcador para lá da dezena de pontos, tornando muito difícil a missão das ermesindenses em dar a volta. Mesmo assim o CPN arriscou tudo, dando uma prova da sua garra, acabando por encurtar a desvantagem para seis pontos, insuficientes no entanto para tirar o título de campeão nacional à SIMECQ, que venceria por 67-58.

    O CPN perdeu, mas caiu de pé, provando mais uma vez o porquê de ser um dos melhores clubes nacionais ao nível da formação do basquetebol feminino.

    Por: AVE/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].