Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-05-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Hospitalcuf Porto estreia em Portugal técnica revolucionária para cancro da mama

    A partir de agora já é possível realizar a cirurgia de cancro da mama e simultaneamente o tratamento complementar de radioterapia, num único ato operatório. A inovação cirúrgica é trazida para Portugal pelo Hospitalcuf Porto, o único que realiza este tratamento «revolucionário».

    «Com este novo procedimento, as mulheres com cancro da mama em fase precoce evitam o tratamento clássico, que em condições normais se realiza em cerca de cinco semanas e é diário», explica Fleming de Oliveira, coordenador da Unidade da Mama do Hospitalcuf Porto.

    «Foi comprovado que esta dose única, agora disponível em Portugal, realizada após a remoção do tumor e antes de encerrar a ferida operatória, esteriliza as eventuais células tumorais residuais, apresentando menor toxicidade, menos sequelas na pele e regiões mamárias periféricas e com bom efeito cosmético», afirma Paulo Costa, coordenador da Radioterapia do Institutocuf.

    Este procedimento cirúrgico, que demora cerca de 25 minutos, é o resultado de vários anos de investigação e contactos com várias instituições internacionais de cirurgia de cancro da mama. Cumpre protocolos estabelecidos, americanos e europeus, fruto da vasta experiência nesta nova metodologia.

    Em Portugal são diagnosticados cerca de 4 500 novos casos de cancro da mama por ano, uma média de 9 a 10 novos casos por dia. Em cada cem pessoas portadoras da doença, apenas 1 por cento é homem. Cerca de 75 por cento dos cancros da mama aparecem depois dos 50 anos e verifica-se uma maior incidência da doença em indivíduos caucasianos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].