Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-05-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Hospital da Arrábida realiza rastreios gratuitos ao aneurisma da aorta abdominal

    Mais de 600 pessoas já confirmaram presença nesta iniciativa de rastreio do aneurisma da aorta abdominal, uma doença que pode atingir uma população em risco de 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

    A campanha Aorta é Vida, em parceria com o Hospital da Arrábida está a promover um rastreio gratuito ao aneurisma da aorta abdominal (AAA) desde 20 até 26 de maio, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 20h00, no Arrábida Shopping (loja n.º 150, no piso 1).

    A iniciativa tem como objetivo informar e rastrear a população do Grande Porto, sobretudo homens com idade igual ou superior a 65 anos, com historial de tabagismo e com antecedentes familiares de aneurisma aórtico.

    De acordo com Rui Machado, cirurgião vascular do Hospital da Arrábida e coordenador local desta campanha, a campanha contou com mais de 600 inscritos, pelo que se vai repetir a semana de rastreios entre 17 e 23 de junho.

    O AAA é uma doença grave que raramente apresenta sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo que, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave, resultando em 90% dos casos em morte.

    «Por ser uma doença que normalmente não apresenta sintomas, a realização destas ações de sensibilização e rastreio são muito importantes. Apenas 50 por cento dos pacientes com AAA em rutura chegam vivos ao hospital e destes, mais de 50 por cento morrem após cirurgia», explica João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular e coordenador nacional da Campanha Aorta é Vida.

    Ainda segundo Rui Machado, «esta parceria pretende alertar a população do Grande Porto para esta doença grave, divulgando os fatores de risco e despistando a existência de AAA através de uma ecografia. Desta forma, estaremos a promover o tratamento precoce da doença e assim diminuir a mortalidade provocada por esta».

    Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos tenham um risco acrescido de desenvolver um AAA, e por esta razão tornam-se prementes as campanhas de sensibilização. Para mais informações consulte: www.aortaevida.com

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].