Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2012

    SECÇÃO: Música


    Orfeão da AACE em cerimónia sacra

    foto
    A 6 de maio foi-me possível ouvir elementos do Orfeão de Ermesinde a cantar na missa da Igreja Matriz da cidade. Elementos esses que reconheci logo de imediato do concerto realizado a 20 de abril no Auditório do Fórum Cultural de Ermesinde. Foi uma agradável presença, um acrescento de qualidade para a cerimónia sacra. Houve um misto de juventude com experiência que deu um grupo coral com grande extensão dos sons mais graves aos mais agudos, algo que ainda poderá ser mais explorado. Melodias simples, fáceis de cantar logo de seguida, com passagens harmónicas regulares, com o Coro a estar sempre atento às entradas do organista.

    Nesta missa a que assisti, das 19h00, foram lidos e interpretados os Atos dos Apóstolos 9, 26-31, os Salmos do Texto Litúrgico 22 (21), 26b-27.28.30.31-32.1, o Evangelho de São João 3, 18-24, tal como o João 15, 1-8 «Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós».

    Desta cerimónia, como de acordo com os comentários de pessoas que assistiram à missa, salienta-se que é muitas vezes através da oração que poderemos criar e manter uma ligação a Deus, fortificando-a com boas ações, fator fundamental para se agir como um bom cristão e que, para agir como um bom cristão, as coisas que fazemos não devem ser feitas só com intenções limpas, mas também com o coração limpo, para que possamos retirar a alegria devida de amar os outros. A oração é o fundamento da fé e das obras e todos somos chamados à vida heroica do cristão. Isso implica mantermo-nos permanentemente em sintonia com Cristo, através da oração, sendo a Igreja e por conseguinte a Missa, espaço ideal para a sua prática.

    É importante referir que o Orfeão é o grupo mais antigo da Associação Académica de Ermesinde (AACE), juntamente com a Escola de Cavaquinhos com que começou a história desta organização de cultura que já leva 13 anos de vida. Desde a sua formação tem procurado criar e manter um repertório de âmbito nacional, com temas de raízes mais ou menos remotas e de ambiente rural. As fontes bibliográficas das suas melodias são obtidas do Cancioneiro Popular das diversas regiões, que retratam sonorizações tradicionais. No seu currículo constam participações em variados espetáculos, a convite de autarquias locais, instituições de solidariedade social, de animação cultural e em intercâmbio com outras associações, em diversas localidades do Norte do País e na vizinha Galiza.

    Quantos mais elementos fizerem parte, melhor para a sua divulgação, para haver rejuvenescimento contínuo e para se poder passar a experiência a sangue fresco. A AACE está de portas abertas a novas inscrições; além de dar corpo a diversas atividades na área do canto, da música, da dança e do teatro, possibilita aos seus associados de todas as idades a sua aprendizagem com professores competentes e em condições que só uma associação cultural pode disponibilizar.

    Infelizmente, o sítio na Internet – http://culturaermesinde.blogspot.pt/ – que publicita atividades da AACE, está desatualizado, tendo uma ligação para vídeos no Youtube e pouco mais. Fica aqui uma nota de observação.

    Por: Filipe Cerqueira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].