Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 13-04-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Cuidados a ter com a sua voz - Higiene Vocal

    Todos os anos, no dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Por norma este dia é celebrado por nós, terapeutas da Fala, através de rastreios junto da população e ações de sensibilização para as alterações vocais. É um problema que existe, persiste e afeta cada vez mais a população portuguesa.

    Para muitos de nós, a voz é o principal instrumento de comunicação. Quando inspiramos o ar entra diretamente nos nossos pulmões e quando sai, ao passar pelas pregas vocais, gera-se som, gera-se voz.

    Existem vozes de diferentes tipos: mais agudas ou menos graves, umas mais altas, outras mais tímidas. A diferença está na intensidade e na frequência. Regra geral, as vozes femininas são mais agudas e as vozes masculinas mais graves.

    A voz necessita de alguns cuidados especiais, tal como todo o nosso corpo. A ingestão diária e frequente de água, para além de hidratar, pode prevenir o aparecimento de lesões nas pregas vocais. Essas lesões podem desencadear aquilo que denominamos de disfonia. Uma das principais características da disfonia é a rouquidão e perda de intensidade vocal.

    Para aumentar o conhecimento que tem da sua voz, e perceber se está a tratar corretamente dela, reflita sobre as suas características vocais recorrendo aos seguintes sinais de alerta:

    1.Fica cansado ao falar?

    2.A sua voz está mais rouca?

    3.Tem dor, irritação ou sensação de um corpo estranho?

    4.Sente necessidade de pigarrear com alguma frequência?

    5.Nota que a sua boca e a sua garganta estão mais secas?

    6.Esforça-se para se fazer ouvir?

    7.Com a mão no pescoço, sente que os músculos estão mais tensos?

    Caso tenha respondido de forma positiva a mais do que uma questão, é importante que procure um otorrinolaringologista para verificar a origem das queixas.

    Higienizar a voz constitui uma das principais armas para evitar o aparecimento de lesões nas pregas vocais. A higiene vocal pode realizar-se através da supressão de alguns maus hábitos e abusos vocais:

    1.Evite gritar porque quando o faz, o movimento brusco das pregas vocais pode originar o aparecimento de nódulos e pólipos.

    2.As diferenças de temperatura irritam as pregas vocais. Opte por bebidas e alimentos à temperatura natural.

    3.Não fume. É de senso comum que o tabaco pode contribuir para o desenvolvimento de cancro dos pulmões e da laringe. O fumo do tabaco irrita as pregas vocais, originando alterações na qualidade vocal.

    4.Se está num ambiente com muito ruído, sempre que possível opte por um sistema de amplificação (microfone) para evitar esforçar em demasia a sua voz.

    5.A cafeína desidrata as pregas vocais. Modere o seu consumo.

    6.Bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, citrinos e o próprio chocolate, pelas suas constituições, aumentam a produção de ácido no estômago. Quando há um retorno na circulação normal dos conteúdos do estômago, estômago-esófago, gera-se refluxo, o responsável pela sensação de “azia”, que pode estar na origem da rouquidão, sensação de corpo estranho, irritação ou dor.

    7.Evite deitar-se imediatamente após uma refeição.

    A mudança de pequenos hábitos como estes, aliada a um estilo de vida saudável com uma correta alimentação, prática frequente de desporto e um mínimo de 8 horas de sono são fundamentais para reestruturar o corpo. Para ter uma voz saudável precisa de cuidar dela.

    Por: DANIELA BRAZ FERREIRA (*)

    (*)Terapeuta da Fala

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].