Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 13-04-2012

    SECÇÃO: Saúde


    PRIMEIRA UNIDADE DO NORTE DO PAÍS

    Centro de tratamento de osteoporose nasce no Porto

    Acaba de ser criado no Porto o primeiro Centro de Osteoporose do Norte do País. No momento em que celebra 25 anos, a Clínica Praxis lançou uma unidade dedicada ao diagnóstico e tratamento da patologia que afeta uma em cada cinco portuguesas com mais de 50 anos. O espaço exclusivamente vocacionado para a terapia daquela que é apelidada de “doença silenciosa” encontra-se em direta ligação com a Associação Alemã de Osteologia, que define os critérios para o tratamento da osteoporose nos países de língua germânica.

    O plano de tratamento da patologia aplicado no Centro de Osteoporose assenta em controlos clínicos e medições da densidade óssea, terapêutica medicamentosa, no aumento do peso corporal e no combate do tabagismo. Com vista à melhoria da função muscular e do equilíbrio, a nova unidade funciona em articulação com o Centro de Fortalecimento Muscular Medicinal da Clínica Praxis onde são prescritos e aplicados esquemas de terapia física.

    Estima-se que 650 mil portugueses sejam, atualmente, afetados pela Osteoporose. Anualmente, a patologia é responsável pela ocorrência de 40 mil fraturas e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de fraturas da anca suscitadas pela osteoporose, deverá aumentar 300 por cento até 2050.

    CENTRO ESPECIALIZADO

    NO TRATAMENTO DA DOR

    Simultaneamente, a Clínica Praxis acaba de inaugurar o Centro da Dor. Trata-se de uma unidade especializada no tratamento da dor na sua componente crónica, desligada da função de alarme e proteção. Baseada numa ação interdisciplinar que engloba neurocirurgia, ortopedia, medicina, psiquiatria, anestesia e educação física, o Centro de Dor está capacitado para desenvolver terapias através de planos conservadores, de intervenções cirúrgicas e não-cirúrgicas.

    Cefaleias, dores na coluna vertebral, dores politópicas (em diferentes pontos do organismo) e nas extremidades são os quadros dolorosos mais frequentes, aos quais, e entre outros, o Centro de Dor se propõe a atenuar o sofrimento. O encaminhamento dos doentes para unidades de dor obedece a critérios de referenciação específicos, sobretudo porque os recursos de saúde nesta área são escassos. O Centro de Dor agora inaugurado pela Clínica Praxis vem, assim, ampliar a oferta existente neste campo.

    Criada em 1987, a Clínica Praxis é uma unidade de saúde para exame, diagnóstico, tratamento e cirurgia ambulatória, e serve de base ao Centro de Cirurgia Discal Doutor Manuel Enes, que se destina ao tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral. Em Portugal, a Praxis distingue-se pelo facto de ser o único centro a ministrar a técnica MedX. Trata-se de uma terapia dedicada ao tratamento de dores crónicas da coluna vertebral, que se baseia no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente.

    A aplicação de técnicas minimamente invasivas, que possibilitam uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e menos dispendiosa, é uma das imagens de marca desta unidade de saúde. Recentemente, a clínica recebeu o prémio de melhor trabalho sobre próteses de coluna no Congresso Mundial de Cirurgia de Coluna, que decorreu no Hawai. A colaboração regular com especialistas de cirurgia de coluna reconhecidos internacionalmente confere à Clínica Praxis o título de “Centro Internacional da Coluna” – “International Spine Center”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].