Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 08-03-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Ação de rastreio aos fatores de risco da doença renal crónica

    A Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal (ADRNP) promove hoje, dia 8 de março – data em que se assinala o Dia Mundial do Rim – uma ação de sensibilização e rastreio aos fatores de risco da Doença Renal Crónica, que irá decorrer na Estação de São Bento, no Porto.

    Sob o mote “Doar Rins para a vida receber” a associação estará presente na Estação de S. Bento, entre as 09h00 e as 18h00, onde serão disponibilizados folhetos informativos, prestados esclarecimentos sobre a patologia e efetuados rastreios à tensão arterial e à glicémia (dois fatores de risco da doença renal crónica), com o intuito de alertar a população para a prevenção da doença, num espaço preparado para o efeito.

    A doença renal crónica é uma patologia progressiva, com elevada taxa de mortalidade, que ameaça tornar-se num grave problema de saúde pública, com implicações sérias no Serviço Nacional de Saúde. A diabetes e a obesidade são fatores que contribuem para que, no futuro, os números possam ser ainda mais elevados, razão pela qual o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais.

    Estima-se que um em cada dez portugueses sofra da doença. Todos os anos são registados cerca de 2 200 novos casos de insuficiência renal crónica terminal, existindo atualmente 15 mil doentes dependentes de diálise, dos quais 6 mil são transplantados.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].