Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 08-03-2012

    SECÇÃO: Cultura


    MOSTRA DE TEATRO AMADOR DO CONCELHO DE VALONGO 2012

    Um boda sem milagre

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    «Tendo como pano de fundo a festa de casamento de um casal pequeno burguês, Brecht coloca-nos perante um espelho de falsidade e ilusão» (da sinopse do espetáculo). Situação curiosa e controversa esta, em que uma companhia já com alguma experiência e desenvoltura (a Casca de Nós da Associação Académica e Cultural de Ermesinde – AACE), com um naipe de atores muito seguro em palco, com uma excelente representação de conjunto, com um trabalho técnico exemplar – numa cenografia que é, por si só, quase mais um ator da peça – acaba, em nossa opinião, por “falhar” esta oportunidade pelo aspeto mais essencial da encenação apresentada.

    O espetáculo desenvolve-se a partir da ideia de popularizar a peça, de a tornar o mais “natural” possível, de acordo com um gosto realista que, perdendo o excesso contido no Brecht original, acaba por minimizá-la e a tornar “vulgar”.

    Aquilo que em Brecht era a crítica desdenhosa, tomando para isso um conjunto de personagens mais ao menos estereotipadas, quase como protótipos de uma certa funcionalidade burguesa (mas tendencialmente a armar ao importante), acaba por perder-se aqui em grande parte pela própria caracterização das personagens que as torna indistintas ao reduzi-las a grupo de figuras de banquete em que os dentes ganham uma importância desmedida – no que parece ser uma “solução” recente, já que a foto de grupo referente a esta produção e que aparece na folha de sala distribuída pela organização (saudamos a Câmara de Valongo por esta feliz ideia de apresentar os espetáculos) mostra os atores com figurinos diversos, como na peça, mas também com caracterização distinta.

    São nove atores que envolvem o público com risos contagiantes, que dançam maravilhosamente uma falsa valsa, que comem e bebem divinamente em baixela de ouro. Mas ainda assim, achamos que Hugo Sousa não foi feliz nesta recriação de Brecht.

    Queríamos, por fim, também deixar aqui uma palavra de elogio à AACE, cuja Direção, exemplarmente, através do seu presidente, Alberto Mateus, vimos em vários espetáculos de outras companhias.

    Uma atitude que é também uma forma de educar e fazer cultura!

    foto

    FICHA TÉCNICA

    Companhia: Casca de Nós (Associação Académica e Cultural de Ermesinde)

    Título da obra original: “A Boda dos Pequenos Burgueses”

    Autor do texto original: Bertolt Brecht

    Tradução: Coletivo

    Adaptação, Dramaturgia e Encenação: Hugo Sousa

    Coreografia: Coletivo

    Cenografia: Coletivo e João Chaves Sousa

    Figurinos: Coletivo

    Elenco: Hermínia Carvalho, João Ferreira, Manuel Lucas, Dulce Azevedo, Susana Sousa, Bruno Sousa, Adelaide Vicente, Paulino Laranjeira, Diogo Ferreira.

    Música: Hugo Sousa

    Duração: 55 m

    Classificação: M/14

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].