Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2012

    SECÇÃO: Cultura


    Carlos Tê no Fórum Cultural de Ermesinde

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O letrista, poeta, escritor e melómano Carlos Tê esteve na passada quinta-feira, dia 23 de fevereiro, no Fórum Cultural de Ermesinde, inaugurando com a sua presença, uma nova iniciativa da Biblioteca Municipal de Valongo – Café com Letras.

    O autor, celebrizado pelas letras de inúmeras canções musicadas e interpretadas por Rui Veloso, foi apresentado por Isaura Marinho, responsável da Biblioteca Municipal de Valongo, que o entrevistou, e bem, passando depois a palavra ao público para, também ele, dialogar com Carlos Tê.

    Entre a assistência encontravam-se Fernando Melo e João Paulo Baltazar, presidente e vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo, que não quiseram perder o lançamento desta nova iniciativa da Biblioteca Municipal, que se saúda.

    A sessão teve a abrilhantá-la a execução de algumas canções de Rui Veloso e Carlos Tê, mas que não se livrou de uma gaffe inicial, quando a primeira canção escolhida, de Rui Veloso, não tinha afinal sido da autoria de Carlos Tê.

    Também Maria de Lourdes dos Anjos ajudou à festa, declamando versos escritos por Carlos Tê.

    Durante o encontro, o célebre letrista foi revelando a sua enorme paixão pela música, vinda desde a adolescência, a sua cumplicidade com Rui Veloso («uma joint venture que funcionou, apontou gracejando»), a sua proximidade com a cultura musical anglófona e a importância que teve, para ele, visitar os lugares do mito na Inglaterra, depois do 25 de Abril.

    Carlos Tê revelou também a sua incomodidade para com o poder – daí o grande valor da liberdade trazida por Abril, que entre outras coisas o livrou de dar com os ossos em África como aconteceu com alguns dos seus amigos.

    Lembrou como foram construídas algumas canções, o “Chico Fininho”, “A Rapariguinha do Shopping” e como essa estranheza de escrever em Português acabou por revelar-se um inesperado e incrível sucesso, ao retratar com tanta fidelidade o mundo em convulsão que começava a povoar o nosso quotidiano. E comentou como os programas de caça de talentos provavelmente apenas darão, na maior parte, para lançar fogachos de pouca duração.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].