Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2012

    SECÇÃO: Local


    A situação dos transportes vista pelos ermesindenses

    foto
    Embora uma amostragem de cinco ou seis pessoas seja pouco relevante para se poder concluir em definitivo dos problemas trazidos pelo recente aumento dos transportes, e somente por aí avaliar da insatisfação dos utentes, quer quanto aos preços, quer quanto à qualidade dos serviços, o inquérito de rua levado a cabo pela reportagem do jornal “A Voz de Ermesinde” na passada quarta-feira, dia 22 de fevereiro, junto à Praça da Estação de Ermesinde, permite identificar, contudo, com pouca margem de erro, algumas situações de alteração de comportamento dos utentes dos transportes públicos.

    Cerca de metade dos nossos inquiridos revelou, por exemplo, que tinha alterado os seus hábitos de transporte, quer renunciando ao passe, quer andando mais a pé (as pessoas mais jovens, claro), quer restringindo as suas viagens ou mesmo, recorrendo, aqui e ali ao automóvel, pelas alterações introzidas na oferta de transportes.

    As críticas dos utentes que ouvimos incidiram mais sobre os autocarros (sobretudo o serviço da STCP). Por outro lado só o comboio recebeu elogios (de um utente), no que será um elogio mais devido à CP do que à Refer, entendemos.

    A estação ferroviária de Ermesinde foi, de facto, por várias vezes, objeto de reclamações dos utentes de Ermesinde, tendo vindo sucessivamente a receber várias melhorias e permitindo, pelo menos, ter um serviço de informações adequado quanto aos horários.

    Já o problema de ser extremamente desconfortável, por causa do vento que a varre, vindo de norte, é uma questão que parece estar para durar, sem solução à vista.

    E já que falamos de informação aos utentes, cabe aqui dizer do agrado com que estes viram ser também colocado um quadro eletrónico com a informação horária da circulação da STCP, permitindo saber dali a quantos minutos há um autocarro e para onde. O único senão, porque o serviço prestado é excelente, é o facto do referido quadro eletrónico estar muitas vezes avariado ou desligado, não dando informação nenhuma.

    Ainda relativamente ao desconforto dos utentes, refira-se que o abrigo da STCP, se do ponto de vista do design parece casar-se muito bem com a arquitetura moderna da estação ferroviária ali por perto, do ponto de vista do conforto, talvez aquilo que os utentes mais quereriam, estes não são bem servidos.

    Mas tudo isto serão coisas menores comparadas com as dificuldades trazidas pelas alterações de horários e pelos preços.

    Por exemplo, à noite, os moradores de Alfena deixaram de ter transporte público a partir da 01h00, não lhes restando outra alternativa do que recorrer a transporte próprio, se o tiverem, a recorrer ao táxi ou a ir a pé, qualquer destas uma muito má solução.

    Pior que tudo será todavia o aumento brutal dos preços, que faz com que alguns utentes necessitados do serviço público dele se privem, com prejuízo claro da sua qualidade de vida.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].