Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2012

    SECÇÃO: Destaque


    José Manuel Ribeiro apresentou candidatura à Concelhia do PS

    Frisando bem que, com a sua candidatura à presidência da Comissão Concelhia de Valongo do Partido Socialista, tal deixava implícita a consequente candidatura à presidência da Câmara Municipal caso lhe fosse renovada a confiança à frente dos destinos da nação socialista no concelho, o líder socialista local José Manuel Ribeiro, apresentou formalmente no passado sábado, dia 11 de fevereiro, no Fórum Vallis Longus, na capital do concelho, a sua candidatura àquele órgão.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O líder do Grupo Parlamentar socialista na Assembleia Municipal, ex-deputado na Assembleia da República e deputado na Assembleia Metropolitana do Porto José Manuel Ribeiro, fez uma declaração de candidatura à Concelhia do PS que surpreendeu pelo arrojo, tendo deixado bem clara a intenção de um processo de preparação para as autárquicas em que se propõe envolver toda a Oposição à atual maioria laranja. No seu discurso de lançamento da candidatura, José Manuel Ribeiro ignorou por completo as críticas que lhe foram, entretanto, dirigidas pelo líder da vereação socialista Afonso Lobão, ao ser anunciada a sua intenção de lançamento desta candidatura à Concelhia.

    Ao lado de José Manuel Ribeiro, a quem apresentou como alguém que se preparou com muito afinco para o exercício de governar a Câmara, esteve, também surpreendentemente, Defensor Moura, ex-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e candidato à Presidência da República (eleições essas nas quais – recorde-se – José Manuel Ribeiro se envolveu desde cedo no apoio à candidatura de Manuel Alegre). Porventura este também um sinal da sua vontade em realizar nas próximas autárquicas uma aliança transversal que permita aos socialistas aceder de novo à presidência da edilidade.

    O já extenso currículo profissional e político de José Manuel Ribeiro foi apresentado por Luís Pedro Martins (também apoiante da candidatura de José Luís Carneiro à Distrital do Porto, tal como o líder socialista valonguense).

    À cerimónia da apresentação da candidatura, que contou com alguns convidados de peso, como o ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e ex-governador civil Joaquim Couto, o deputado socialista Fernando Jesus e outros, estiveram também presentes várias personalidades do PS concelhio, tais como os ex-presidentes da Concelhia José Araújo e Orlando Rodrigues, o atual presidente da Junta de Freguesia de Campo, Alfredo Sousa, o atual secretário da Mesa da Assembleia Municipal, Queijo Barbosa, o deputado municipal Diomar Santos, os ex-deputados municipais David Neves e Ventura de Almeida, os ex-membros da Junta de Freguesia de Ermesinde Alcina Meireles e Almiro Guimarães e vários outros militantes, entre eles jovens ligados à Juventude Socialista ou autarcas e ex-autarcas de várias das assembleias de freguesia do concelho.

    Também assistiu ao lançamento da candidatura o ex-vereador Agostinho Silvestre.

    A INTERVENÇÃO

    DE JOSÉ RIBEIRO

    foto
    Na sua intervenção, José Manuel Ribeiro destacou que a sua candidatura não se dirigia contra ninguém em particular e ainda que ela correspondia, na sequência da passagem do secretário-geral António José Seguro, pelo concelho, ao cumprimento da promessa de construir uma alternativa credível à maioria atual, no concelho de Valongo.

    O líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Municipal afirmou ainda que a autarquia está falida e que corresponde à 4ª pior situação financeira de todos os concelhos de Portugal.

    Acusou depois a Câmara de, com as dívidas de baixa monta às associações e IPSS fazer uma espécie de chantagem, já que todas as pequenas verbas são essenciais para a atividade destas entidades que tanto fazem para manter a coesão social.

    A incapacidade da Câmara para responder aos problemas seria, em grande parte, devida à falta de cultura em partilhar informação, que caracterizava a autarquia.

    Essa falta de transparência estaria presente, por exemplo, em questões como a revisão do PDM e a gestão do território no geral, e nas concessões do parqueamento e da água.

    «O prazo de validade do Executivo está esgotado há muito», considerou ainda, afastando contudo a possibilidade de tentar provocar eleições antecipadas, já que isso iria contra os superiores interesses do município.

    José Manuel Ribeiro considerou ainda que este foi um tempo negro, em que se confundiu desenvolvimento com betão.

    Referiu ainda que «governar é muito mais do que fazer festas» e exemplificou com a situação dos transportes públicos, em que há centenas de pessoas condenadas a não sair de casa.

    Acusou ainda o Executivo atual pela falta de projeção metropolitana do concelho, apesar de nele se encontrarem os pulmões do Grande Porto que são as serras de Santa Justa e Pias.

    OS DESAFIOS POLÍTICOS

    O presidente da Concelhia socialista de Valongo anunciou também que iria «estimular o debate interno no Partido Socialista de Valongo, através de sessões de esclarecimento onde militantes e simpatizantes serão escutados sobre as questões fundamentais do (…) futuro próximo, designadamente a política de abertura do partido a coligações com outras forças políticas na oposição em Valongo (...)».

    Nesse sentido disponibilizava-se desde já para «todos os debates necessários com mais candidaturas alternativas, e assumindo com tranquilidade que independentemente dos resultados da escolha interna» estaria ao serviço do PS.

    E considerou que «o desafio às oposições é imperioso (…), não podemos desperdiçar competências dentro e fora do partido».

    É necessário «respeitar as diferenças, mas não as usar para desculpas em adiar decisões», e concluiu asseverando: «Este é o roteiro que proponho para o Partido Socialista de Valongo, de forma objetiva e transparente, sem rodeios e sem meias palavras, pois acredito que estamos num tempo em que não devemos ter receios de defender publicamente aquilo em que acreditamos e lutar por isso mesmo, e eu acredito que venceremos em 2013!».

    OS ELOGIOS

    DE DEFENSOR MOURA

    Antes, Defensor Moura tinha apresentado José Manuel Ribeiro dizendo que este fez dele um valonguense, pela quantidade de vezes que tinha ido ter com ele a apresentar-lhe os problemas de Valongo e a pedir-lhe conselho para lhes responder (Defensor Moura ocupava na Assembleia da República um gabinete ao lado do de José Manuel Ribeiro – e outros deputados). «E como explicador posso dizer-lhes que ele foi um bom aluno», gracejou, num testemunho feito «com total sinceridade». E mais à frente: «Durante este anos, José Manuel Ribeiro preparou-se para ser presidente da Câmara».

    O ex-presidente do município vianense elogiou também a determinação do presidente da Concelhia socialista de Valongo: «Muitas vezes esteve contra a maioria do Grupo Parlamentar do PS».

    O CURRICULUM

    DO CANDIDATO

    APRESENTADO PORr

    LUÍS PEDRO MARTINS

    foto
    Luís Pedro Martins apresentou entretanto o extenso curriculum de José Manuel Ribeiro, no fim do qual o «proibiu» de continuar a enriquecê-lo, sob risco de não sair dali a lê-lo!

    Nascido em 1961 e habitando no concelho desde os 5 anos de idade, José Manuel Ribeiro foi dirigente associativo e juvenil na JS, tendo presido à Direção Distrital do Porto.

    Tem assento na Comissão Nacional do PS.

    Do ponto de vista profissional foi quadro destacado do ICEP, presidente do Instituto do Consumidor (2007), e consultor da ERC e do Infarmed, entre muitos outros cargos de consultor.

    As eleições para a Concelhia do PS deverão realizar-se em abril ou maio próximos.

    Instado a comentar as reações, nomeadamente da parte da vereação socialista à apresentação da sua candidatura, José Manuel Ribeiro declarou não pretender fazê-lo, apenas apontando que não deviam confundir-se as questões partidárias com as questões municipais e que ele, tinha, estatutariamente, todo o direito de apresentar a sua candidatura à Concelhia do PS.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].