Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2012

    SECÇÃO: Música


    foto

    Concurso RIO + 20 Global Youth Music Contest

    foto
    Desde 11 de Janeiro que existe uma iniciativa que junta a música à defesa das questões ambientais.

    Falamos do concurso RIO + 20 Global Youth Music Contest, cujo objetivo é «gerar uma maior consciência sobre o desenvolvimento sustentável nos jovens de todo o mundo», segundo as palavras de Fátima Vieira, coordenadora do concurso em Portugal, nesta que é uma iniciativa promovida pela International Association for the Advancement of Innovative Approaches to Global Challenges (IAAI), em direta relação com a Cimeira da Terra organizada pela ONU, entre 20 e 22 de junho de 2012.

    Duas bandas portuguesas podem ser escolhidas para ir ao Rio de Janeiro marcar presença nesta Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

    Os candidatos devem criar uma música com o mínimo de dois minutos de duração e o máximo de cinco, inspirando-se no futuro da Terra. Nesta Conferência estarão em debate temas como o Emprego, a Energia, as Cidades, a Alimentação, a Água, os Oceanos e Desastres. As músicas deverão estar relacionadas com estas problemáticas e ainda, em alternativa ou cumulativamente, os dois temas mais quentes da Conferência: a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza e o Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.

    O concurso está aberto a duas faixas etárias: até aos 14 anos e dos 15 aos 30 anos, dos quais serão identificados vencedores nacionais, regionais e globais. Os vencedores portugueses atuarão no congresso EcoSaldo, organizado pela Quercus em abril e os vencedores regionais (correspondendo cada Região a um Continente) atuarão na Rio+20 Global Youth Music Contest Gala Night.

    As propostas terão de ser enviadas para a Tempus, a escola de música responsável pela promoção do concurso em Portugal, até à meia-noite do dia 18 de março de 2012. O canal de YouTube "Tempus Portugal" serve de plataforma para o Concurso Nacional, enquanto que o canal de YouTube Global Rockstar acolhe, desde o início de 2012, os vídeos musicais dos concorrentes ao Concurso Regional e ao Concurso Global. Os vencedores serão anunciados até ao dia 3 de abril.

    Todas as informações podem ser recolhidas através da visita ao sítio da Academia de Música Tempus na Internet: http://tempusportugal.com, ou procurando pelo concurso na página do Facebook.

    Este concurso conta com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e tem como parceiros a Cultureprint, a Colaboração e a Quercus.

    Sendo um projeto aberto a toda a sociedade civil, é aberto a todos os géneros musicais, para que dessa forma se possam criar oportunidades para divulgar e conhecer diferentes visões sobre os temas em destaque neste concurso.

    Sendo a Academia Tempus a escola de música responsável pela promoção do Rio+20 Global Youth Music Contest em Portugal, ficará concerteza mais fácil obter ajuda e aconselhamento para este concurso já que, muito perto da Escola Secundária de Ermesinde, encontra-se uma escola da Tempus, com experiência na formação e abertura para o mundo da música. Esperemos que haja interesse por parte do público jovem para estas causas nobres, pois é pela união da arte com a defesa do nosso património mais importante, o local onde vivemos, a Natureza que nos rodeia, que poderemos viver melhor os nossos dias.

    Nota: Não perca na próxima edição em papel do jornal "A Voz de Ermesinde" uma entrevista com a flautista ermesindense Anabela Freire.

    Por: Filipe Cerqueira

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].