Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-02-2012

    SECÇÃO: Local


    Colquímica reduz a sua pegada ecológica

    A Colquímica, empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de colas para aplicações industriais, está a desenvolver um novo projeto de sustentabilidade ambiental: "Na tua Mão, um Planeta Mais Feliz”.

    O projeto teve início no último trimestre de 2011, com um pedido a 1 200 indivíduos, oriundos dos quatro cantos do mundo, entre colaboradores, clientes, fornecedores e demais parceiros: cada um, com a sua família, deveria lançar na terra um envelope que continha no seu interior sementes de abeto, as quais deram origem a uma árvore, a ser cuidada.

    A segunda parte do projeto tem como objetivo reabilitar uma área privilegiada do Parque Paleozóico de Valongo, que foi devastado há dois anos, com um incêndio, na zona imediatamente anterior ao início do corredor ecológico. Neste contexto, a Colquímica irá encetar um conjunto de cinco eventos ambientais, todas as manhãs, de 6 a 10 de fevereiro, com a presença das crianças da escola primária de Valado, que visam a plantação de 2 000 árvores autóctones, de seis espécies diferentes: medronheiros, castanheiros, carvalhos-alvarinhos, sobreiros, sabugueiros e salgueiros.

    Este projeto tem a colaboração da Câmara Municipal de Valongo, que reabilitou e preparou o terreno a plantar e de diversos parceiros de negócio da Colquímica, que se associaram a esta causa através da oferta do lanche às crianças. Por sua vez, a apresentadora de televisão Ana Viriato, oriunda do concelho de Valongo, também se identifica com as causas da ação Planeta Feliz pelo que irá apadrinhar este projeto.

    Juntas, estas duas ações, vão culminar na diminuição em 50% das emissões de dióxido de carbono da Colquímica. Como empresa certificada, esta assumiu como seu, o dever de agir e influenciar positivamente, de mudar mentalidades e contribuir para a diminuição da sua pegada ecológica.

    O Parque Paleozóico

    Constituído pelas Serras de Santa Justa e Pias, este parque abrange uma área muito privilegiada, sob o ponto de vista geológico, sendo que nas suas rochas se encontram vários fósseis de trilobite e outras espécies da Era Paleozóica.

    O Parque possui uma grande diversificação em relação à fauna e flora, sendo que, atualmente, nele

    habitam espécies raríssimas a nível mundial.

    Em 1997, esta área fez parte de uma lista de Sítios propostos para integrarem a Rede Natura 2000 e foi, em 2004, classificada como Sítio de Importância Comunitária pela Comissão Europeia. Mas a importância deste Sítio não se restringe à presença dos habitats e espécies protegidas. A beleza das suas encostas, a tranquilidade do Rio Ferreira e a sua riqueza geológica, paleontológica e biológica fazem com que seja eleita por muitos como destino de passeios, actividades desportivas e visitas com fins didáticos. A biodiversidade característica do Sítio Rede Natura 2000 “Valongo” representa uma herança natural que tem de ser gerida de modo a poder ser transmitida às gerações futuras.

    A empresa

    A Colquímica, empresa fundada em 1953, é líder nacional no setor de colas para aplicações industriais, e tem atualmente cerca de 65% de quota de mercado. Sedeada em Valongo, dedica-se ao desenvolvimento e comercialização de colas para aplicações industriais, em diferentes setores de actividade. Destina 88% das suas vendas ao mercado externo, fruto da internacionalização iniciada na década de 90. Marca presença em quatro continentes, exportando para mais de 45 países, com especial destaque para a Europa Comunitária, Magrebe e América do Sul. Pioneira em Portugal no desenvolvimento de colas Hot-Melt – colas sólidas termo fusíveis, é atualmente uma das dez maiores produtoras europeias do setor.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].