Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2012

    SECÇÃO: Local


    Eleição e tomada de posse dos corpos gerentes da Associação Académica e Cultural de Ermesinde

    Fotos AACE
    Fotos AACE
    Decorreu na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, na sede da coletividade, a tomada de posse dos corpos sociais da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), eleitos para o triénio 2012/2014 na Assembleia Geral realizada no passado dia 19.

    Entre as cerca de 80 pessoas presentes à tomada de posse, destaque para o vicepresidente da Câmara, João Paulo Baltazar, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, e o pároco João Peixoto, pastor da comunidade católica de Ermesinde. Todos eles usaram da palavra. Compareceram ainda o presidente da Assembleia de freguesia de Ermesinde, Raul Santos e vários dirigentes de outras entidades locais, entre eles José Monteiro (Rotary Clube) e António Vasques (Casa do Povo).

    Na sua intervenção, João Paulo Baltazar, destacando o trabalho desta importante associação cultural, manifestou a disponibilidade da autarquia em apoiar a construção do futuro edifício sede da Associação Académica, que deve iniciar-se neste mandato.

    O presidente da Junta Luís Ramalho salientou, por sua vez, as parcerias estabelecidas com a AACE, dentre as quais se destaca a realização da próxima edição do Enterro do João, evento da dramaturgia popular. Aliás o papel da AACE relativamente ao teatro foi enaltecido pelo autarca.

    O pároco João Peixoto, por sua vez, referiu que mesmo antes de vir para Ermesinde, tinha tido conhecimento do Orfeão da AACE, mas que a força desta associação tenho feito despontar entretanto em Ermesinde, para além do teatro, o grupo de teatro, o grupo de cantares de música popular, e todas as outras atividades que fazem desta associação um caso especial. João Peixoto usou também da palavra para um encorajamento à atividades das associações, lembrando que em períodos de crise, em que as pessoas viajarão menos, seria talvez possível que se dedicassem até mais às atividades da sua terra.

    A INTERVENÇÃO

    DE ALBERTO MATEUS

    foto
    Por sua vez, o reconduzido presidente da AACE, Alberto Mateus, depois de agradecer a presença de todos no ato de posse e agradecer a confiança depositada na Direção para um novo mandato pelos associados, declarou a disponibilidade e sentido de responsabilidade para, mesmo num momento difícil, a associação esteja à altura dos desafios, continuando a responder e a representar com dignidade a cidade e o concelho, «em inúmeros encontros culturais, quer no país, quer na vizinha Galiza, em espetáculos de solidariedade, festas populares e em concursos nacionais de âmbito diverso».

    A AACE é hoje, salientou o presidente da Direção, «a maior associação cultural do município de Valongo, com cerca de seis centenas de associados e cerca de 200 participantes nas suas atividades, dando corpo aos seguintes grupos de intervenção cultural: o Orfeão de Ermesinde, o Coral Juvenil, o Grupo de Teatro “Casca de Nós”, o Grupo de Fados, o Grupo de Música Tradicional Portuguesa e o Grupo de Cantares “Voz Ligeira”», além das diversas escolas «onde são ministrados, desde o ensino do tradicional cavaquinho, à escola de Música, no ensino da guitarra, do violino, do piano e da bateria, passando pelo ensino da dança, para todas as idades, desde as danças criativas e hip hop dirigidas aos mais novos, até às danças de salão».

    Alberto Mateus destacou, neste mandato, «o início dos trabalhos de construção do edifício-sede» e a promoção de espetáculos dirigidos à comunidade local, em que a AACE procurará «convidar outras associações, num salutar intercâmbio cultural».

    A AACE pretende também «manter e se possível incrementar a co-organização com a Câmara Municipal de Valongo do Encontro Internacional de Coros da Cidade de Ermesinde, que se vem realizando anualmente desde 2009, e que representa já um marco importante na vida cultural da nossa cidade e do Concelho de Valongo».

    Quanto ao Teatro, manterá a participação anual do Grupo de Teatro “Casca de Nós” na Mostra de Teatro Amador organizada pela Câmara, e as suas reposições no Fórum Cultural, assim como a sua participação em concursos nacionais organizados pela Fundação Inatel, e pela Federação Nacional de Teatro, entre outros.

    Privilegiará ainda a realização de tertúlias de fado e algumas festas temáticas, nas suas instalações, desde festas de Carnaval, Santos Populares e outros encontros culturais.

    Dará atenção à “Folha Cultural” por si editada, procurando que esta corresponda a um veículo de difusão de cultura e de divulgação entre os associados, das atividades desenvolvidas.

    Procurará «manter e incrementar as relações culturais com outras associações de dentro e fora» do concelho, assim como privilegiar «as relações cordiais que esta associação sempre teve com a Câmara Municipal de Valongo e com a Junta de Freguesia de Ermesinde».

    E antes de agradecer aos que, por motivos diversos, não se puderam manter na atual Direção, destacou que «na busca de uma maior flexibilização do funcionamento», considerava «de relevante importância a manutenção das equipas coordenadoras em todas as valências, constituídas, sempre que possível, por três elementos, que em conjunto com o elemento da Direção correspondente, e do técnico responsável», pudessem «promover o desenvolvimento da mesma».

    CORPOS GERENTES:

    MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

    Presidente: Maria Helena Lamela Faria Sampaio Reis - Sócio n.º 6;

    Vicepresidente: António Joaquim Queijo Barbosa - Sócio n.º 77;

    Secretário: António Augusto Martins Ascensão Carvalho - Sócio n.º 4;

    1º Suplente: António Manuel Cerqueira Rosa - Sócio n.º 298;

    2º Suplente: António Júlio Teixeira de Sousa - Sócio n.º 51.

    DIREÇÃO

    Presidente: Alberto da Silva Mateus - Sócio n.º 59;

    Vicepresidente: Agostinho Freire Gomes - Sócio n.º 15;

    Tesoureiro: José Magalhães Marques – Sócio n.º 301;

    Secretário: Manuel de Melo Moreira - Sócio n.º 293;

    Vogal: Paulo Jorge Ribeiro Moreira – Sócia n.º 543;

    1º Suplente: Augusto Bernardino das Neves Vieira - Sócio n.º 349;

    2º Suplente: Ana Maria Moreira Torres Lima – Sócia n.º 69;

    CONSELHO FISCAL

    Presidente: José Maria Barreiro Fernandes Quintanilha - Sócio n.º 413;

    Secretário: Maria Helena Cleto Fernandes - Sócia n.º 336;

    Relator: Maria Orquídea Lopes Castro Costa - Sócia n.º 5;

    1º Suplente: Abílio de Sousa Neto - Sócio n.º 512;

    2º Suplente: Artur Vaz do Nascimento Mateus - Sócia n.º 320.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].