Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2011

    SECÇÃO: Local


    Rotary Clube de Ermesinde homenageou juiz Lúcio Barbosa

    Em cerimónia realizada no passado dia 28 de novembro o Rotary Clube de Ermesinde (RCE) levou a cabo a sua homenagem a um profissional, cabendo a escolha desta vez, ao juiz conselheiro Lúcio Barbosa, recente presidente do Supremo Tribunal Administrativo e personalidade ligada pelo seu trajeto de vida à cidade de Ermesinde. Numerosas personalidades locais associaram-se à cerimónia, que contou também com a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto. Entre os presentes destacavam-se João Paulo Baltazar, vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo, Luís Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, naturalmente José Monteiro, atual presidente do RCE, e Henrique Rodrigues, presidente do Centro Social de Ermesinde, ao qual o homenageado esteve ligado ao mais alto nível, tendo já presidido quer ao Conselho Fiscal, quer à Mesa da Assembleia Geral.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Feitas as apresentações do RCE e lida uma mensagem de Camilo Moreira (pelo ex--vereador José Luís Pinto), Pinto da Costa foi o primeiro a usar da palavra, manifestando a sua grande admiração por Lúcio Barbosa e a honra em o ter tido como vicepresidente do FC Porto.

    Seguiu-se-lhe João Paulo Baltazar, que referiu a honra deste concelho em ter tido a presença de muitos anos de uma personalidade de referência, como é o caso do juiz conselheiro Lúcio Barbosa.

    José Monteiro, presidente do RCE, começou por lembrar a criação do movimento rotário, em 1905, e a projeção internacional que este alcançou, nos tempos de hoje com cerca de 1 200 000 membros, passando depois, já no plano local, a elencar as ações em curso do RCE.

    Elogiou depois a figura de Lúcio Barbosa e, numa confidência deliciosa, que fez rir toda a assistência, recordou que tinha tido a honra de ser julgado (e absolvido) por ele.

    José Neves fez depois a leitura do curriculum do juiz conselheiro (ver em anexo), «profissional de verdadeira excelência».

    Seguiu-se e entrega de uma lembrança do RCE a Lúcio Barbosa, que agradeceu as várias homenagens, primeiro declarando que tinha sido dele e não de Pinto da Costa a honra em o ter secundado na Direção do FC Porto, lembrou depois alguns episódios da sua vida, como a passagem pelo seminário, do seu trabalho duro para acabar o curso, da sua saída de Ermesinde, com 39 anos (veio aos 10), da sua ligação ao Porto, donde é natural. Não rejeitando algum valor no sucesso da carreira profissional, declarou também que se teve algum mérito, não precisou de atropelar ninguém para isso, tudo devendo ao seu trabalho.

    Outras lembranças a Lúcio Barbosa foram também entregues pelo vicepresidente da Câmara e pelo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    José Monteiro fechou a cerimónia agradecendo a presença de todos.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].