Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2011

    SECÇÃO: Local


    Associação de desenvolvimento rural lança Núcleo PROVE de Valongo

    Apresentação pública de grande significado a que se realizou no Edifício Faria Sampaio, em Ermesinde, no passado dia 25 de novembro. Com a presença dos agricultores envolvidos, autarcas – vicepresidente da Câmara de Valongo e presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde – e dos promotores da iniciativa (a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria), foi agora lançado no concelho de Valongo um Núcleo do PROVE – Promover e Vender, um projeto de desenvolvimento que pretende, com os produtores locais, constituir uma solução alternativa de produção e distribuição agrícola paralela aos circuitos das grandes superfícies comerciais, assente no modo de produção convencional (mas incluindo também a possibilidade do modo de produção biológica).

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Começou com um grupo pioneiro de apenas três agricultores o Núcleo PROVE do Concelho de Valongo, lançado no passado dia 25 de novembro no Edificio Faria Sampaio, em Ermesinde. Mas este é um núcleo de pioneiros muito especial e que dá todas as garantias de grande determinação inicial do projeto local, é que a iniciativa de constituir o núcleo partiu precisamente destes três agricultores, que tomaram conhecimento da ADRITEM e do PROVE durante a realização da última edição da EXPOVAL.

    Segundo a técnica do PROVE Teresa Pouzada, este é um projeto que traz todas as vantagens aos produtores, permitindo-lhes ultrapassar os circuitos de distribuição dominantes que lhes reduzem as margens de comercialização dos seus produtos agrícolas.

    A este núcleo inicial, aliás, deverá em breve juntar--se no concelho, um outro, o de Sobrado, cujo arranque contará também com o apoio da autarquia local, como nos adiantou o vicepresidente da Câmara João Paulo Baltazar.

    Teresa Pouzada sublinhou também, do ponto de vista dos consumidores, as vantagens em aceder a produtos com a qualidade certificada pelos técnicos do PROVE, um programa com financiamento do Fundo Social Europeu, com muitos benefícios para a saúde, já que não há lugar à utilização de fitofármacos nem maturação dos produtos de forma artificial.

    Partindo do exemplo de Oliveira de Azeméis – núcleo inicial do PROVE na região ao cuidado da ADRITEM, os seus técnicos auguram também aqui um crescimento exponencial dos consumidores interessados.

    «Não somos contra os hipermercados, mas estamos a consumir o que é nosso» e «laranja a saber a laranja» foram algumas das ideias que os presentes deixaram no ar na defesa desta iniciativa.

    Teresa Pouzada revelou também que a Câmara Municipal de Valongo era um dos membros dos órgãos sociais da ADRITEM. E, para além de João Paulo Baltazar, que usou da palavra para se congratular com o lançamento do Núcleo do PROVE e o rasgo de iniciativa dos agricultores, estiveram presentes neste lançamento o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho e a diretora da Agência para a Vida Local, Eunice Neves, além de técnicos ligados ao Gabinete do Empresário da Câmara de Valongo.

    O que se pretende propor aos consumidores é a oferta de um cabaz de produtos agrícolas sensivelmente ao mesmo preço do dos supermercados, mas com garantias de qualidade incomparáveis.

    foto
    António Grifo, responsável da ADRITEM (associação de desenvolvimento rural, com apoio do PRODER), foi outra das personalidades presentes, defendendo o projeto de desenvolvimento rural integrado e desejando os maiores sucessos a este seu novo núcleo de Valongo.

    A zona de intervenção da ADRITEM abarca os concelhos de Gondomar, Valongo, Santa Maria da Feira, Albergaria a Velha e Oliveira de Azeméis.

    “A Voz de Ermesinde” teve ainda ocasião de trocar umas breves palavras com António Santos, um dos três agricultores pioneiros, tendo este, cujas áreas de cultivo se encontram, à semelhança dos seus dois companheiros, já na freguesia de Alfena, mas à entrada de Ermesinde, revelado o interesse que viu, de imediato, no lançamento deste projeto.

    O agricultor, que faz venda própria, tem agora um local onde pode colocar os seus cabazes, com produtos da época, estando muito esperançado nesta sua nova aventura, associado aos seus companheiros.

    Os primeiros cabazes (couves, alfaces, cenouras, etc.), de que se pode fazer a encomenda online, foram vendidos na altura.

    Uma das garantias de qualidade dos produtos será precisamente o acompanhamento que os técnicos do PROVE irão dar às produções, que serão visitadas no terreno, promovendo ações de formação dos agricultores e certificando o seu modo de produção convencional ou mesmo biológico, ou próximo das exigências da produção biológica.

    O PROJETO

    PROVE

    – PROMOVER

    E VENDER

    O projeto PROVE – Promover e Vender apresenta como seus objetivos «promover a comercialização dos produtos locais apoiando os pequenos agricultores e as suas famílias» e «fazendo a ponte com os consumidores, que têm ao seu alcance um cabaz de produtos locais selecionados».

    Pretende-se, pois «reforçar a capacidade empreendedora local, estimulando a produção tradicional e de qualidade», «criar novas formas de comercialização, numa relação de proximidade entre consumidores e produtores fundada em princípios de ética e solidariedade», «sensibilizar e mobilizar os consumidores urbanos para a redescoberta dos territórios rurais, dos seus produtos e tradições».

    O respeito pela natureza é outro dos valores preconizados pelo PROVE.

    Os consumidores e produtores que pretendem aderir a este projeto podem fazê-lo contactando prove para o site www.prove.com.pt ou o e-mail [email protected].

    A ASSOCIAÇÃO

    DE DESENVOLVIMENTO

    RURAL

    INTEGRADO

    Por sua vez, a ADRITEM, ao abrigo do PRODER, tem no Sub-Programa 3, de Dinamização das Zonas Rurais, uma medida – no âmbito da criação de pontos de venda direta dos bens produzidos na exploração –, com uma comparticipação entre os 40 a 60% – como beneficiários os agricultores e membros do seu agregado familiar, em cuja tipologia se pode inserir o projeto PROVE.

    Entre os objetivos anunciados pela ADRITEM figuram «fixar a população rural», «promover e comercializar produtos locais de qualidade», e desenvolvimento socioeconómico da região».

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].