Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2011

    SECÇÃO: Local


    Escola Secundária de Ermesinde no projeto Comenius

    O 10ºI é a turma [da Escola Secundária de Ermesinde] que desenvolverá o projeto Comenius durante o presente ano letivo e o próximo. Esta iniciativa teve como ponto de partida a excelente candidatura levada a cabo pelo nosso professor de geografia, Carlos Ferreira. Este mesmo projeto centra a sua temática na sustentabilidade ambiental - “Let’s live in a cleaner world” (Vamos viver num mundo mais limpo).

    O projeto Comenius proporcionará aos alunos e professores envolvidos uma estada de alguns dias em diferentes países europeus com o objetivo de desenvolverem a consciência ambiental e social e o espiríto de grupo, ao fazerem trabalhos de grupo com alunos desses mesmos países.

    A independência e a capacidade de falar inglês também serão aspetos trabalhados após a permanência de alguns dias em cada país, já que os alunos ficarão alojados nas casas dos estudantes do país para onde viajam. Os países envolvidos no projeto Comenius da Escola Secundária de Ermesinde são: Espanha, Itália, Polónia, Bulgária, Turquia e Portugal – no final do ano letivo 2012//2013 serão os alunos do 10ºI a receber em suas casas os alunos destes países anteriormente referidos.

    A primeira viagem será à cidade de Kocaeli (situada perto de Istambul) na Turquia. Irá decorrer entre os dias 19 e 24 deste mês de novembro. Uma vez na Turquia, os seis alunos selecionados serão convidados a fazer todo o tipo de atividades, desde visitar Istambul e todo um conjunto de monumentos, até à criação de um blog onde compartilharão, com todas as diferentes comunidades escolares, os trabalhos que levarão a cabo nessa semana. Todos os trabalhos estarão subordinados às preocupações ambientais e com vista à tomada de consciência dos alunos da beleza do nosso planeta e assim promover formas de o proteger. O grupo que viajará para a Turquia será acompanhado pelo professor de Geografia e pela professora de Educação Física Rita Ramos.

    Todos os custos do projeto, como viagens, refeições e visitas a monumentos, serão financiados pela União Europeia através da Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, não tendo os alunos qualquer tipo de gastos.

    A participação da ESE neste projeto não só divulga o nome da nossa escola pela Europa, como também leva os nossos alunos a conhecer novas culturas, desenvolvendo neles diversas capacidades e formando-os melhores cidadãos europeus no/para o futuro.

    Por: Ana Marta Ferreira (*)

    (*) Aluna da Escola Secundária de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].