Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2011

    SECÇÃO: Cultura


    “Escritores visitam a Biblioteca” trouxe Lídia Jorge a Valongo

    Foto CMV
    Foto CMV
    Chegou ao fim o VI ciclo da iniciativa “Os Escritores Visitam a Biblioteca…”. Entre 10 e 14 de outubro, o auditório da Biblioteca Municipal de Valongo recebeu centenas de pessoas que não perderam a oportunidade de conhecer um pouco melhor algumas figuras de destaque da literatura portuguesa. O momento alto deste ciclo aconteceu dia 14 e teve como protagonista Lídia Jorge, uma das mais prestigiadas escritoras portuguesas. A propósito do seu mais recente trabalho “A Noite das Mulheres Cantoras”, Lídia Jorge encantou o público com a sua simplicidade e conhecimento.

    A notável escritora, autora de 19 obras já publicadas, entre romances, antologias de contos, ensaios, literatura infantil e teatro, viu muitas das suas obras, além das publicadas no Brasil, traduzidas em mais de 20 línguas, designadamente a inglesa, francesa, alemã, holandesa, espanhola, sueca, italiana e grega. A obra de Lídia Jorge já lhe granjeou diversos prémios, nomeadamente o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do ano (2000), o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Correntes d’Escritas e o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, entre muitos outros.

    Quem também marcou presença neste certame foi António Passos Coelho que apresentou o livro “Angola: um Amor Impossível”, da Editora Fronteira do Caos. Recorde-se que Passos Coelho é o autor de dois livros de contos, “Gente da Minha Terra” e “Histórias Selvagens”, da obra poética “Material Humano”, e ainda de “Caramulo”, uma crónica romanceada. Andreia Andrade, uma jovem escritora do concelho, com a apresentação do livro “Sonhos de um Homem”, Jacinto Soares, um profundo conhecedor da história do concelho de Valongo, com a palestra “Curiosidades sobre o Concelho” e José Carlos Moutinho, um poeta de Vila Franca de Xira, com o livro “Cais da Alma” foram os outros convidados que passaram por mais um ciclo desta iniciativa de extensão cultural que visa a promoção do livro e da leitura, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Valongo, e que tem trazido a Valongo alguns dos mais importantes nomes da literatura portuguesa e, ao mesmo tempo, permitido o surgimento de novos valores da escrita.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].