Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2011

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR - SNOOKER

    Salão Europa de Ermesinde faz balanço positivo da sua primeira Europa Cup em snooker

    Fotos SALÃO EUROPA
    Fotos SALÃO EUROPA
    Terminou a 24 de outubro passado a 1ª edição da Europa Cup, prova de snooker levada a cabo pelo Salão Europa, de Ermesinde. O evento, que teve início em finais de setembro, contou com a participação de 16 bilharistas – a título individual –, tendo na grande final Quinhentas (assim é conhecido no mundo do bilhar) batido por 5-1 Pedro Cunha. No terceiro lugar do certame que decorreu nas instalações do Salão Europa ficou Filipe Soares (na fotografia de baixo podem ser vistos os três primeiros posicionados, com o vencedor Quinhentas no meio).

    No cair do pano do torneio o nosso jornal trocou algumas palavras com Jorge Augusto, o responsável pelo Salão Europa e mentor desta prova, o qual se mostraria bastante satisfeito pela forma como tudo havia decorrido. «Em jeito de balanço final posso dizer que tudo correu bem. O torneio teve desde o momento em que foi equacionado uma aceitação enorme por parte dos atletas então convidados e a prova disso é que já temos muitos pedidos de participação numa segunda edição a realizar lá mais para o final do ano», explica Jorge Augusto.

    foto
    Sublinha no entanto que esta não é uma prova fácil de ser organizada em Portugal, país onde o snooker está ainda pouco enraizado em termos de competição, embora em termos de adeptos tenha de sobra! «O snooker, ou snooker inglês como aqui é conhecido, é a variante rainha do bilhar a nível mundial. Em Portugal há muita gente que gosta de assistir pela televisão aos jogos que a Eurosport passa, contudo não existem ainda equipamentos suficientes para aqui serem organizadas competições com mais frequência.

    Só para se ter uma ideia, a mesa de bilhar snooker mede 4,20m por 2,10m, precisamente o dobro de uma mesa “normal”, além de que esta é uma variante muito mais cara que as demais variantes da modalidade», elucida.

    Apesar desta condicionante o Salão Europa de Ermesinde quer enraizar a Europa Cup no panorama bilharístico nacional, e a confirmar esta ambição está o facto do arranque da segunda edição do certame estar previsto, como vimos, para finais deste ano, e com um número maior de interessados em participar em relação aos 16 bilharistas inscritos neste primeiro torneio.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].