Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2011

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Formiga continua a surpreender o planeta da bola!

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O Formiga continua a surpreender muito boa gente neste início de temporada. Estreante no universo do futebol sénior distrital, nunca é demais recordar, o conjunto ermesindense tem tido uma prestação muito positiva na Série 1 do Campeonato Distrital da 2ª Divisão que, como consequência direta, colocam os azuis e brancos entre os primeiros classificados da prova.

    Na última quinzena a turma de Nuno Melo somou mais quatro pontos em seis possíveis (!), fruto de uma vitória caseira diante do Vila Boa de Quires, por 1-0, numa partida alusiva à 3ª jornada, e um empate a uma bola fora de portas na ronda seguinte obtido em Amarante perante o Salvadorense.

    No primeiro encontro (na imagem ), ocorrido no Complexo Desportivo dos Montes da Costa no passado 1 de outubro, o Formiga construiu o resultado final ao fim de... 15 segundos! É verdade. O cronómetro marcava apenas 15 segundos depois do pontapé de saída, quando a turma da casa beneficiou de uma grande penalidade a seu favor, a castigar uma mão de um defensor forasteiro dentro da área. Chamado à conversão Faria não perdoou e fez aquele que viria a ser o único golo da partida. Golo que animou os da casa, que continuaram até ao quarto de hora a deter o “sinal mais” do duelo. Desenhando boas jogadas de combinação entre os seus atletas o Formiga apenas pecava no capítulo da finalização. Dos 15 minutos em diante o jogo ficou pautado pelo equilíbrio, não só por culpa da equipa contrária, que começou a subir mais no terreno, mas também pelo facto do Formiga demonstrar algum nervosismo, ou sentimento de revolta, a expressão mais correta, em virtude de ainda antes da meia hora de jogo mais de metada do seu “onze” estar amarelado. Neste aspeto há que endereçar uma palavra ao árbitro do encontro, Fernando Montenegro, que ao longo dos 90 minutos pecou por excesso de zelo na hora de castigar os jogadores, em especial os da casa. E o nervosismo dos formiguenses teve consequências à passagem do minuto 32, altura em que Claúdio recebe o segundo cartão amarelo – e consequentemente o vermelho – indo para os balneários mais cedo. Um duro golpe para a equipa da casa que passou então a ver o Vila Boa de Quires carregar ainda mais no acelerador. Contudo, a baixa qualidade ofensiva dos visitantes aliada à eficiência da defesa formiguense – que ia despachando da sua zona o esférico de todas as maneiras e feitios – fez com que o resultado não sofresse alterações até ao intervalo.

    E o segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro, isto é, com o Formiga a beneficiar de uma nova grande penalidade a castigar um derrube a Freitas. Só que desta vez Hélio permitiu a defesa do guarda redes Veiga e mais do que isso prolongou por mais 45 minutos o sufoco que a sua equipa vinha sofrendo. O Vila Boa de Quires acreditou que o empate era possível. A jogar com mais um elemento sobre o terreno de jogo os marcoenses deram o tudo por tudo para fazer balançar as redes de João, mas pela frente continuavam a encontrar uma parede defensiva inultrapassável. Mesmo não detendo o comando do jogo, o Formiga criou a espaços oportunidades que poderiam ter morto de vez a partida, mas continuavam a pecar na hora da finalização. Àparte este aspeto sublinhe--se a garra e o espírito de sacrifício que os formiguenses patentearam ao longo de praticamente todo o encontro, em especial a partir do minuto em que ficaram reduzidos a dez unidades, postura essa que justificou a conquista destes três suados pontos.

    Uma semana mais tarde (9 de outubro) viagem até Amarante para defrontar o Salvadorense. Um duelo que, de forma injusta, terminou empatado a uma bola. E injusto porque a haver um vencedor esse afortunado seria o Formiga, a equipa que dominou como quis o jogo ao longo dos seus 90 minutos.

    Braga fez o 1-0 para os ermesindenses logo aos 10 minutos, e quando nada o fazia prever a equipa da casa, num contra-ataque, fez o empate final aos 40 minutos. O segundo tempo foi uma avalanche ofensiva do combinado da nossa freguesia que só não trouxe consigo os três pontos por... mera falta de sorte. Há dias assim! Na classificação geral o Formiga ocupa a 4ª posição, com oito pontos, menos quatro que o líder Gondim.

    Nota: Todos os resultados e classificações desta competição podem ser consultados na nossa edição on-line.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].