Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2011

    SECÇÃO: Destaque


    EXPOVAL 2011

    Expoval: uma mostra empresarial ... cada vez mais cultural

    Decorreu entre os passados dias 15 e 18 de setembro mais uma edição da Expoval – Mostra de Atividades Económicas do Concelho de Valongo. Um evento cuja novidade mais sonante foi mesmo o local da sua realização, cabendo ao Parque Urbano de Ermesinde a “tarefa” de sediar uma mostra que tem habitualmente decorrido nas instalações da Escola Secundária da nossa freguesia. Já no que concerne à verdadeira essência do certame, isto é, a mostra daquilo o que se vai fazendo em termos de atividades empresariais no concelho os índices de novidade foram – quanto a nós – um pouco menores, uma vez que o leque de empresas e/ou setores de atividade presentes foi, salvo raras exceções, muito semelhante ao de passadas edições.

    Facto visivelmente notório foi igualmente o de que a Expoval é hoje muito mais do que uma mera mostra de atividades económicas, ao transportar a fronteira do mundo empresarial para as vertentes lúdicas e culturais, tendo nestes últimos aspetos apresentado um amplo e rico cartaz de espetáculos que atraiu ao local um elevado números de visitantes.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Na ausência de Fernando Melo coube ao vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV), João Paulo Baltazar, as honras de inaugurar a edição de 2011 da Expoval. Fazendo-se acompanhar por um grupo de personalidades políticas locais, vislumbrando-se – entre outros – as presenças dos vereadores camarários Arnaldo Soares, Maria Trindade Vale, Pedro Panzina e Afonso Lobão, bem como do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, o autarca começaria por deixar palavras de incentivo e de elogio aos empresários do concelho que, por esta altura, vão “lutando” contra a palavra crise. «A Expoval tem sido ao longo das últimas edições, e continua a ser, um espaço onde os empresários mostram os que fazem e produzem no concelho. A Mostra das Atividades Económicas tem especial importância nesta fase em que quase toda a gente fala de crise. Temos de realçar e dar muita força a quem nestas alturas tem a capacidade e toma a decisão de empreender. Portanto este evento é também uma homenagem aos empreendedores do nosso concelho. Obrigado pelo vosso trabalho. Conto que continuem neste caminho de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Valongo. É um caminho que temos todos de apoiar», sublinharia Baltazar antes de realçar algumas novidades da Expoval 2011, desde logo a nova localização do evento, e deixar uma palavra de agradecimento aos patrocinadores, expositores, e à população em geral.

    Seguidamente a comitiva dirigiu-se aos dois pavilhões que albergavam os stands dos expositores para, de uma forma pessoal, cumprimentá-los e dar-lhes as boas vindas. Nesta cerimónia foi então possível visionar que ao nível do setor empresarial do concelho a mostra trouxe poucas novidades, isto é, a maioria dos expositores presentes repete-se – salvo raras exceções – em relação a edições passadas. Uma constatação que não deixa de ter o seu quê de ambiguidade, por um lado deixa perceber a fidelização dos empresários ao evento, mas por outro deixa no ar a sensação de que o Concelho de Valongo possui um curto tecido empresarial. Apesar de curto foram vários os setores que se fizeram representar na mostra, desde o mobiliário passando pela contabilidade, multimédia, construção, imobiliário, saúde, vestuário, decoração, até à gastronomia. Uma nota também para a presença dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, que num stand exterior aos dois principais pavilhões expuseram um pouco do seu trabalho em prol das populações.

    OFERTA CULTURAL EM ALTA

    foto
    Paralelamente a esta mostra de atividades económicas a Expoval ofereceu aos muitos visitantes que passaram pelo Parque Urbano ao longo dos quatro dias um extenso e variado programa de animação cultural. Um ponto que veio comprovar que a Expoval é hoje em dia muito mais do que uma mostra de atividades económicas, tendo a parte mais cultural da mostra, digamos assim, sido, talvez, a grande responsável pela forte adesão de público ao recinto. Nem o tempo mais fresco em algumas noites impediu que o anfiteatro do Parque Urbano – local onde decorreu a maior parte dos espetáculos – estivesse a arrebentar pelas costuras (tendo muitos espetadores tido a necessidade de se sentar no relvado que circunda o lago ali existente para poder visionar o que acontecia no palco), especialmente durante os concertos musicais dos grandes cabeças de cartaz do evento, casos dos Mind da Gap (dia 16), e dos portuenses Azeitonas (dias 17), embora os grupos menos conhecidos fossem igualmente brindados com enormes molduras humanas. Neste último aspeto damos o exemplo do espetáculo de abertura da Expoval 2011, responsabilidade essa que ficou a cargo da banda local Dreamz ' Up, um grupo de jovens apaixonados pelo estilo pop-rock que teve a sua primeira prova de fogo ao nível de atuações ao vivo em cenários desta dimensão e que na verdade não se saiu nada mal, muito pelo contrário. Espetáculos de ilusionismo, teatro, folclore e dança fizeram igualmente parte do leque de ofertas culturais colocadas ao dispor do público que acorreu em massa ao certame.

    Mas nem só de cultura se fez esta Expoval. Muitos e variados workshops de interesse foram levados a cabo pela organização e, neste ponto, podemos salientar os que ocorreram no dia 16, “Conciliação entre a vida profissional e familiar versus igualdade do género”, e “Regime de parentalidade: Uma mudança de paradigma”, nos quais o nosso jornal marcou presença e sobre eles na próxima edição traçará linhas com maior desenvolvimento. Os mais novos também tiveram direito ao seu “espaço privado”, com uma série de equipamentos insufláveis e um conjunto de atividades (desde jogos tradicionais, pinturas faciais, ou esculturas em balões) que lhes proporcionaram quatro dias de muito divertimento.

    Por tudo isto poderemos dizer que a vertente lúdico-cultural da Expoval 2011 ficou uns degraus acima da vertente económica. Um aspeto a refletir em próximas edições do certame...

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].