Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2011

    SECÇÃO: Cultura


    ENTREtanto apresenta quinto espetáculo da Ação de Formação em Teatro 2011

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Com a realização, no passado dia 29 de julho, no Centro Cultural de Campo, da quinta apresentação pública da Ação de Formação em Teatro levada a cabo pelo ENTREtanto em 2011, levando à cena o espetáculo “Memórias do Mundo” – no formato café concerto –, ficou mais uma vez consagrada junto dos jovens atores e junto do público, a metodologia, rigor e paixão com que esta companhia teatral – a jóia indiscutível da coroa da cultura valonguense – continua a resistir, contra ventos e marés adversos, teimando em afirmar um projeto de criação, de arte e até de cidadania que merece toda a atenção do público, e que dignifica o teatro, a cultura, e mesmo a autarquia, se esta compreender a importância de um embaixador desta enorme qualidade.

    Entre os vários exercícios dramáticos apresentados pelos alunos incluíam-se excertos de grandes dramaturgos, como Nelson Rodrigues (“Valsa n.º 6”), Shakespeare (“Hamlet”) ou Eurípedes (“As Troianas”), mas também textos mais leves ou mais densos, com recurso ao poético, ao burlesco, à música, ao mimo... e por aí fora. E com alguma autoria dos próprios alunos, aqui e ali.

    Mas aos formandos que participaram nesta apresentação pública, há que juntar muitos mais, perfazendo os cerca de cinquenta, entre antigos alunos e membros dos grupos de teataro amador que se inscreveram e frequentaram a Ação de Formação em Teatro 2011.

    O espetáculo da quinta apresentação pública decorreu em três atos, com sete cenas cada um, tendo sido introduzido por um pequeno filme da autoria dos alunos sobre esta formação teatral e sobre o ENTREtanto.

    “Memórias do Mundo” foi um espetáculo coordenado por Júnior Sampaio (que assegurou também a coordenação pedagógica) e Alex Capelossa, e que contou, em cena, com os alunos Alberto Meira, André Pinto, Angelina Carvalho, António Cabral, Catarina Pinto, Catarina Vaz, Cristina Pereira, Etelvina Baltazar, Fátima Ferreira, Filipa Almeida, Florência Santos, Hernâni Azevedo, Inês Ferreira, Jaoana Manarte, João Castro, José Fernando Silva, Laura Ferreira, Maria de Fátima Nunes, Mariana Santos, Paulo Kanuko, Ricardo Raimundo, Sofia Nunes, Sofia Pereira, Sofia Príncipe, Tiago Rodrigues e Valdemar Baltazar.

    O desenho de luz era de Luís Ribeiro, e o espetáculo contou ainda com o design de Beto Meira, a produção executiva de Amélia Carrapito e o apoio à produção de Isabel Ferreira e Sofia Leal.

    A Acção de Formação Teatral decorreu de 16 de maio a 29 de julho, e teve apresentações públicas a 3 e 17 de Junho, e a 1, 8 e 29 de julho (esta que aqui referimos), sempre no Centro Cultural de Campo e sempre no formato de café teatro.

    Para quem observe o ambiente de trabalho e criação artística do ENTRETanto percebe facilmente a cumplicidade de Júnior Sampaio com os seus alunos e comparticipantes da sua formação teatral. Sobretudo daqueles que vão multiplicando as experiências, e partilham a paixão da criação com o diretor artístico do ENTREtanto.

    Como Laura Ferreira: Os processos de aprendizagem com respeito da individualidade de todos e de cada um, o projeto teatral exigente, o trabalho no seu todo (com a voz, com o corpo, mas também com a mente), tudo isto faz do ENTREtanto um projeto muito mais aliciante do que outros – até no Porto, e eventualmente de maior renome.

    Em conversa com Júnior Sampaio, este descobriu um pouco os processos postos em prática – por exemplo com uma grande liberdade de horários, por exemplo na aprendizagem integrada de tudo o que respeita à arte teatral – , mas que permitiu desenvolver capacidades e horizontes, e mesmo revelar atores de grande potencial.

    Porém avolumam-se motivos de preocupação pelo momento atravessado, em que a sobrevivência do projeto, acossado pelos ditames orçamentais, corre verdadeiramente perigo. À companhia não resta outro caminho senão cerrar fileiras, contar com as próprias forças para abrir caminho, apostando em produções muito cuidadas do ponto de vista financeiro e de cartaz, sem nunca pôr em risco o processo teatral.

    O encerramento da Ação de Formação em Teatro 2011 vai realizar-se no próximo dia 30 de setembro, ainda no Centro Cultural de Campo.

    O ENTREtanto merece uma enchente.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].