Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2011

    SECÇÃO: Destaque


    XVIII FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    IV Encontro Internacional de Coros

    Integrado na programação cultural da Feira do Livro, decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, no dia 9 de julho, o IV Encontro Internacional de Coros organizado pela Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), com o apoio da Câmara Municipal de Valongo. Participaram nesta edição do certame o Orfeão de Ermesinde (AACE), o Coral da Casa de Gaia, o Coral Didáxis e o Coral “A Torre” de Maside (Galiza, Espanha).

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Fernanda Rodrigues, vice-presidente da AACE, foi a figura que apresentou o espetáculo, aproveitando para tecer algumas palavras iniciais sobre a importância do trabalho cultural das associações e salientando que «voluntariado não é só distribuir comida a quem tem fome». E nesse sentido, além de chamar a atenção para o próprio espetáculo da AACE nessa tarde, apontou também simpaticamente a conferência sobre Torga que outra associação cultural ermesindense, a Ágorarte tinha levado a cabo na noite anterior.

    O Orfeão de Ermesinde, dirido pelo maestro Jorge Pires, foi o primeiro agrupamento a atuar, interpretando seis temas (aliás como todos os coros o fizeram) de música popular e erudita (Palestrina e Bruckner entre outros).

    O Coral da Casa de Gaia, sob a batuta do maestro Sérgio Filipe Martins, interpretou vários temas de música erudita (entre eles temas de Verdi, Vivaldi, Bach e Haendel).

    O Coral Didáxis, entre outros, interpretou Vila-Lobos, mas a grande surpresa da sua atuação seria dada pela voz da sua maestrina, Mónica Lacerda Pais, que acompanhada do seu coro, interpretou a ária “La Vergine degli angeli” da ópera de Verdi “La Forza del Destino”.

    Por fim atuou o Coral galego “A Torre” de Maside, com o muito comunicativo, simpático e jovem maestro Enrique Alberto Martínez, a conduzi-lo, que interpretou sobretudo vários temas populares galegos.

    No final da atuação dos coros, o presidente da Direção da AACE, Alberto Mateus, agradeceu a presença dos coros, o apoio da Câmara Municipal, apresentou um pouco do trabalho da sua associação, destacando que esta mantém em participação constante cerca de 250 pessoas, anunciou o próximo espetáculo, que seria logo no dia seguinte no auditório da Junta e, ainda antes de uma cerimónia final de entrega de lembranças aos grupos corais presentes, agradeceu ainda a presença, entre outros, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, do presidente da Assembleia de Freguesia, Raul Santos, do presidente da Direção da Ágorarte, Carlos Faria, e do presidente do Rotary Club de Ermesinde, José Monteiro.

    Várias lembranças foram entregues aos presidentes ou representantes de todos os corais, pela Câmara, Junta de Freguesia de Ermesinde e AACE, tendo o Coral “A Torre” de Maside, retribuído as lembranças com a oferta de livros por parte do presidente da Câmara de Maside.

    O apoteótico final previsto com os coros a cantar em uníssono, não foi possível.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].