Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2011

    SECÇÃO: Saúde


    Doenças crónicas representam 63% das mortes em todo o mundo

    Em Portugal, as doenças crónicas atacam principalmente as populações mais desfavorecidas e a crise pode acentuar ainda mais esta situação. Foi aprovada por unanimidade a Declaração de Moscovo, um documento que visa alertar os governos e sociedade civil para tomarem medidas concretas no combate a estas doenças.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 36 milhões de pessoas morreram em consequência de uma doença crónica, incluindo 9 milhões, que morreram prematuramente, antes dos 60 anos. Destas, 8 milhões de mortes ocorreram nas classes média e baixa. Estes são números alarmantes que levaram 47 países, incluindo Portugal, a assumir, na Assembleia Mundial de Saúde, o compromisso de colocar as doenças crónicas no topo das suas prioridades, criando medidas e estratégias para combater a pandemia das doenças crónicas. Para já, foi aprovada por unanimidade a Declaração de Moscovo, um documento que visa alertar os governos e sociedade civil para tomarem medidas concretas no combate a estas doenças.

    «É fundamental que Portugal se posicione já na linha da frente no combate aos fatores de risco e na luta pela adoção de estilos de vida mais saudáveis. Com a Diabetes a atingir 1 milhão de portugueses e os acidentes cardiovasculares e cerebrovasculares apontados como as principais causas de morte é urgente tomar medidas concretas e assumir compromissos para travar esta pandemia», refere Luís Gardete, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

    «Esta situação é ainda mais grave num cenário de crise, como a que atualmente Portugal atravessa. Neste momento, a atenção às doenças crónicas deve ser redobrada, uma vez que a população tem tendência a alimentar-se pior, a incrementar a inatividade física e a consumir mais álcool e tabaco. Sabe-se que estas doenças atacam desproporcionadamente as populações mais desfavorecidas criando um perigoso ciclo vicioso entre pobreza e incrementos de comportamentos de risco», explica José Manuel Boavida, coordenador do Programa Nacional da Prevenção e Controlo da Diabetes.

    Eliminar o tabaco e reduzir o açúcar, o sal e as gorduras são agora os principais objetivos da OMS. A redução do álcool e o incremento do exercício físico são outros dos objetivos. De acordo com a OMS, dos 36 milhões de mortes anuais originadas pelas doenças crónicas, 25 milhões são causadas por aqueles fatores de risco. Estes números representam um enorme peso económico, social e humano para as famílias e nações.

    Em linha com o que se verifica por todo o mundo, em Portugal, organizações de profissionais de saúde e de cidadãos unem esforços para o desenvolvimento urgente de políticas e de medidas que revertam o crescimento alarmante das doenças crónicas. «Em conjunto, produzimos o documento “Declaração por uma Vida Melhor”, com uma série de medidas como a alteração da política agrícola, o aumento do preço de produtos considerados não saudáveis, medidas legais de controlo dos alimentos, redução de barreiras económicas a produtos alimentares considerados saudáveis, urbanismo e segurança. O que é urgente é assumir estes compromissos e passar à implementação destas medidas concretas», reforça José Manuel Boavida.

    De acordo com a OMS, cerca de 90% da população com menos de 60 anos que morre de doenças não-transmissíveis situa-se nos países desenvolvidos. Se não forem tomadas medidas, a OMS estima que as doenças crónicas irão aumentar 15% no mundo nos próximos 10 anos, sobretudo em África, Médio Oriente e Ásia. Em sequência destes dados e desta nova agenda da OMS, as Nações Unidas irão realizar, em setembro de 2011, uma cimeira sobre doenças crónicas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].