Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2011

    SECÇÃO: Destaque


    Comemorações do 90º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde

    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde comemorou, nos passados dias 18 e 19 de junho, o seu 90º Aniversário. As festividades tiveram início na tarde de sábado, com a realização de um simulacro de incêndio urbano junto dos Correios de Alfena, e estenderam-se pela manhã do dia 19, domingo, com um programa muito preenchido.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    As cerimónias do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Ermesinde iniciaram-se com uma cerimónia do hasteamento das bandeiras, uma missa na igreja paroquial de Ermesinde, e com a já habitual romagem aos cemitérios de Ermesinde e Águas Santas, e prolongaram-se com uma homenagem ao Bombeiro (em que foi deposta uma coroa de flores no monumento ao Bombeiro colocado na rotunda da José Joaquim Ribeiro Teles).

    Mais tarde, já no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, teve lugar a receção às entidades convidadas, a bênção de duas novas ambulâncias – uma inteiramente nova e outra recuperada e entregue aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde após um acidente –, entrega de condecorações – a elementos do Corpo Ativo e da Direção, a apresentação de nova recruta – agora iniciada com 32 candidatos a bombeiros e a promoção a bombeiros de 3ª categoria dos 11 novos recrutas saídos do curso acabado de terminar.

    foto
    Entre as entidades presentes na cerimónia contavam-se o então ainda secretário de Estado adjunto e da Saúde Manuel Pizarro, os vereadores João Paulo Baltazar (vice-presidente da Câmara de Valongo), Arnaldo Soares (recorde-se também vice-presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde – BVE), Maria Trindade Vale (que é também 2ª secretária da Mesa da Assembleia Geral) e Afonso Lobão, os presidentes de Junta de Freguesia de Ermesinde e Alfena, Luís Ramalho e Rogério Palhau, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, Joaquim Miranda, o vogal do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Campos, e os restantes membros dos órgãos sociais dos BVE.

    Quanto às novas ambulâncias foram batizadas com o nome de “Dr. Manuel Pizarro”, pelo papel positivo que o então secretário de Estado teve na entrega da ambulância destinada a abate aos BVE, que com os seus próprios meios a recuperaram, e “Calheiros Embalagens”, empresa que patrocinou a aquisição da outra viatura.

    foto
    Na cerimónia várias entidades usaram da palavra, para saudar mais um aniversário desta tão importante entidade ermesindense, sendo de salientar as palavras do atual presidente da Direção dos BVE, também condecorado na ocasião, Artur Carneiro, que sublinhou a generosidade dos bombeiros, a dignidade do seu corpo ativo constituído por homens e mulheres, as quais destacou particularmente por agora, ao fim de tantos anos, poderem finalmente integrá-lo.

    Agradeceu depois ao presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, Joaquim Miranda, por ter proposto à Liga dos Bombeiros Portugueses a atribuição do crachá de ouro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Portugueses, agradecimento extensivo à própria Liga dos Bombeiros.

    foto
    Em seguida agradeceu a permanente disponibilidade do vice-presidente da Câmara João Paulo Baltazar para receber os BVE, manifestou também uma grande gratidão ao vereador Afonso Lobão por tudo o que tem feito pela associação e por ter enaltecido em reunião de Câmara o trabalho desta.

    Referiu-se depois à situação de crise atual e, com uma ideia de superação, citou Fernando Pessoa: «Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares, é o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-lo teremos ficado sempre à margem de nós mesmos».

    A terminar saudou e elogiou o trabalho do comandante da corporação, Carlos Teixeira, a quem agradeceu pelo passado ao serviço dos bombeiros de Ermesinde e de quem manifestou esperar a continuação da sua caminhada aos comandos do corpo ativo.

    Por: AVE/LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].