Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    Pequena História dos Sistemas Operativos (2)

    Um sistema operativo é um pacote de software projetado para permitir o uso adequado de peças físicas do hardware do computador e, assim, interagir com o utilizador. Sem um sistema operativo o utilizador não seria capaz de trabalhar com um computador, como este não seria mais do que um conjunto de peças eletrónicas, sem objetivo, daí a sua importância.

    Anos 80

    foto

    Com a criação do LSI-LSI, chips contendo milhares de transistores num centímetro quadrado de silício, começou o "boom" nos computadores pessoais.

    Nestes deixou-se um pouco de lado o desempenho e procurou-se, ao invés, que os sistemas operativos fossem amigáveis para os utilizadores, com menus e interfaces gráficas. Isso reduziu a velocidade das aplicações, mas tornou-se mais prático e simples para os utilizadores. Neste momento, continuaram a usar-se as linguagens existentes, como Smalltalk ou C, e nasceram novas, como C + + e Eiffel, dentro do paradigma da orientação a objetos e Haskell e Miranda na área de programação declarativa. Um acontecimento importante, em meados de 1980, foi o desenvolvimento de redes de computadores pessoais com sistemas operativos de rede e sistemas operativos distribuídos.

    Neste cenário o sistema operativo MS-DOS (Micro Soft Disk Operating System), criado pela Microsoft para o IB PC dominou os computadores pessoais (IBM e outros computadores que usavam Intel 8088 e seus sucessores). Nos computadores com processador Motorola 68000 apareceram outros sistemas operativos como Mac OS, Amiga ou Atari.

    Debrucemo-nos sobre os que alcançaram um maior sucesso comercial.

    Mac OS: O Mac OS foi lançado com o computador Macintosh em janeiro de 1984, ao preço de 1 995 dólares (depois $2 495).

    As novidades do Mac OS era ter uma GUI (Graphic User Interface), multitarefas y rato, tendo provocado muita reação nos utilizadores acostumados à linha de comandos, com alguns a chamar de brinquedo o rato.

    MS-DOS: Em 1981 a Microsoft comprou um sistema operativo chamado QDOS que, depois de realizadas algumas modificações, se converteu na primeira versão de MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System). A partir de aqui sucederam-se uma série de mudanças até chegarmos à versão 7.1, versión 8 no Windows Millenium, a partir da qual o MS-DOS deixou de existir como um componente do sistema operativo.

    Microsoft Windows: Em meados dos anos 80 cria-se este sistema operativo, embora até ao Windows 95 não se possa considerar bem um sistema operativo, mas apenas uma interface gráfica do (MS-DOS), no qual se dispunha de umas disquetes para correr os programas. Hoje em dia é o sistema operativo mais difundido no âmbito doméstico, ainda que também haja versões para servidores como Windows NT. A Microsoft criou também algumas versões para supercomputadores, mas sem muito êxito. Anos depois criou-se o Windows 98. Depois a Microsoft criaria o sistema operativo Windows ME (Millenium Edition) aproximadamente entre o ano 1999 e o ano 2000. Um ano depois o Windows 2000 e de seguida o Windows XP) e outros sistemas operativos desta família especializados nas empresas. Agora o mais recente é o Windows 7 (Windows Seven) que saiu a 22 de outubro de 2009, deixando para trás o Windows Vista, que recebeu inúmeras críticas durante o pouco tempo que durou no mercado.

    Anos 90

    GNU-Linux: Este sistema é uma versão melhorada de Unix, baseado no standard POSIX , um sistema que, em princípio trabalhava em modo linha de comandos. Hoje em dia dispõe de janelas, graças a um servidor gráfico e a gestores de janelas, como KDE e GNOME entre outros. Recentemente GNU/Linux dispõe de aplicações que convertem las janelas num ambiente 3D, como por exemplo Beryl ou Compiz. O que permite utilizar Linux de uma forma visual atrativa...

    O sistema operativo MacOS foi lançado nos anos 80. Hoje, com a sua versão X, conhece uma reitalização. O MS-Dos está hoje praticamente ultrapassado, embora se mantenha a consola do Windows 7. O sistema operativo Gnu-Linux, o mais recente a ter aparecido, é hoje um sistema sofisticado a ser cada vez mais reconhecido pelos grandes produtores de hardware e software, embora dependa e assente sobretudo no software livre.

    Por: AVE/Wikipédia

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].