Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2011

    SECÇÃO: Local


    Em memória de Luís António Gouveia (1927-2011)

    Foto ARQUIVO
    Foto ARQUIVO
    O jornal “A Voz de Ermesinde” apresenta as suas mais sentidas condolências à família e amigos de Luís Gouveia, recentemente falecido, no dia 6 de Junho de 2011.

    Estamos também nós de luto, pois Luís Gouveia era colaborador de “A Voz de Ermesinde” há longos anos (desde 1986), embora mais esporadicamente na fase final da sua vida.

    Nascido a 1 de Dezembro de 1927 na freguesia, vila e concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, estudou nos seminários da diocese do Porto, tendo sido ordenado presbítero a 29 de março de 1953. Foi pároco, sucessivamente, em Santo Estêvão de Barrocas (Lousada), Santo André de Escariz (Arouca), Santiago da Capela e Figueira (Penafiel) e Santa Maria de Frende e Loivos da Ribeira (Baião).

    Em janeiro de 1969 foi dispensado do celibato eclesiástico, tendo contraído matrimónio e passado a exercer o magistério de professor do ensino oficial, sucessivamente em Luanda, Moçâmedes, Felgueiras (a partir de 1974), Maia e Ermesinde (na Escola Secundária, de 1983 a 1998. Foi presidente do Conselho Diretivo de 1988 a 1989).

    Concluiu o bacharelato para o Ensino na Faculdade de Letras de Sá da Bandeira (1974) e a licenciatura em Humanidades Clássicas na Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica (1984). De 1992 a 1994 frequentou o curso de Administração Escolar no Instituto Superior de Educação e Trabalho.

    Na sua atividade social, foi um dos fundadores e presidente do Centro de Recreio Popular da Povoação de Barrosas, em Idães, Felgueiras (1956-1961), organista e orientador de cursos bíblicos na Igreja do Bom Pastor em Ermesinde (1976-1986), delegado sindical do Sindicatos dos Professores da Zona Norte (1991-1997), foi membro da Direção dos Amigos de Ermesinde entre 1993 e 1995, autarca na Assembleia de Freguesia de Ermesinde de 1993 a 1997, e secretário da Comissão Política do Núcleo de Ermesinde do PSD de 1994 a 1996.

    Foi sócio de muitas instituições da cidade, entre as quais os Bombeiros Voluntários de Ermesinde e o Centro Social de Ermesinde.

    Editou um livrinho de caráter didático (“Auto dos Reis Magos”, 1968) e foi colaborador de vários jornais regionais, entre outros, e além de “A Voz de Ermesinde”, das publicações “Por Terras de Lousada”, “Jornal de Lousada”, “Notícias de Felgueiras”, “Jornal de Felgueiras”, “O Penafidelense” e “O Notícias de Penafiel”.

    O seu funeral contou com a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, e do seu vice-presidente, João Paulo Baltazar (também presidente da Concelhia do PSD), e do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, o diretor da Escola Secundária de Ermesinde, Álvaro Pereira, o ex-presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, Antonino Leite, o ex-deputado social-democrata (esteve ligado ao Núcleo do partido em Ermesinde no secretariado de Luís Gouveia) e também atual presidente do Rotary Club de Ermesinde, José Puig Costa, e ainda o presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária de Ermesinde, José Manuel Pereira.

    O jornal “A Voz de Ermesinde” prestou igualmente a sua homenagem através da presença da sua diretora, Fernanda Lage.

    A missa de corpo presente foi celebrada pelo P.e Mário Salgueirinho, ligado ao jornal da diocese do Porto “A Voz Portucalense”, concelebrando os cónegos João Peixoto e Sebastião Brás.

    Participou também na cerimónia fúnebre o coro da Fraternitas, uma associação católica constituída por ex-padres (dispensados do exercício do ministério), casados ou não, e as suas esposas ou viúvas

    Luís Gouveia, já no seu leito de morte, deixou ainda escrevinhada a lembrança deste pensamento: «Um país sem idosos não tem memória e um país sem crianças não tem futuro».

    Honra à sua memória!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].