Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2011

    SECÇÃO: Saúde


    Ingestão de gorduras saturadas traz benefícios à saúde

    Um novo estudo norte-americano publicado na Annals of Internal Medicine sobre os dois tipos de dieta mais comuns, as dietas baixas em calorias (diminuição da gordura) e as dietas baixas em hidratos de carbono, acaba de concluir que as dietas ricas em boas gorduras e proteínas associadas à diminuição dos hidratos de carbono são eficazes na perda e gestão do peso e apresentam melhores resultados na diminuição do risco da doença coronária.

    Conduzido por 15 especialistas, o ensaio clínico teve a duração de dois anos e teve como objetivo avaliar o impacto dos dois diferentes tipos de dieta no peso e na saúde da amostra. Os participantes, 307 com uma idade média de 45 anos, foram divididos em dois grupos. Os que seguiram uma dieta baixa em hidratos de carbono passaram a ingerir uma dose limitada de hidratos de carbono (20g por dia durante 3 meses) com consumo de gorduras e proteína sem restrição.

    A partir dos 3 meses, o consumo de hidratos de carbono foi aumentando (aumentando 5g por dia todas as semanas) até o peso desejado ser atingido.

    Os participantes que seguiram uma dieta de restrição calórica diminuíram o consumo de calorias para 1 200-1 800 por dia. Ao longo de dois anos, os indivíduos foram avaliados aos 3, 6, 12 e 24 meses de acordo com o peso perdido, mas também ao nível do seu perfil lipídico, tensão arterial, corpos cetónicos na urina, densidade mineral óssea, composição corporal e outros sintomas.

    Os resultados revelaram que apesar dos indivíduos de ambas as dietas terem perdido 11% do peso no primeiro ano e 7% no segundo, os seguidores da dieta de restrição em hidratos de carbono apresentaram uma maior redução da tensão arterial, dos triglicéridos e no colesterol VLDL. Ao nível do colesterol HDL, ou o bom colesterol, o grupo da dieta com redução de hidratos de carbono registou um maior aumento dos valores, chegando aos 23% em 2 anos. Neste sentido, os investigadores concluíram que apesar de ambas as dietas serem bons planos para a perda de peso, as de restrição em hidratos de carbono são a melhor opção para reduzir os factores de risco para doença coronária.

    A evidência dos benefícios de uma dieta pobre em hidratos de carbono tem sido a conclusão de vários estudos publicados durante 2010. Por exemplo, o estudo publicado no Journal of The American Heart Association revela que as dietas restritivas em hidratos de carbono não só são uma boa alternativa a dieta calórica como apresentam tão bons ou melhores resultados em termos de reversão de problemas relacionadas com a carótida.

    Um outro artigo, publicado em agosto de 2010, conclui que as dietas que aumentam o consumo dos hidratos de carbono e reduzem as gorduras saturadas podem causar deslipidemia, um dos mais importantes factores de risco da aterosclerose, a principal causa de morte dos países desenvolvidos, que consiste na presença de níveis elevados de gordura no sangue. Por seu turno, a substituição dos hidratos de carbono pelas gorduras saturadas originou uma redução do rácio total entre o colesterol LDL e HDL.

    Para Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso «estes novos estudos vêm comprovar os benefícios das dietas pobres em hidratos de carbono ao nível coronário, contrariando o mito que ainda subsiste, principalmente em Portugal. Hoje em dia, e sustentado na mais recente investigação feita nesta área, é possível concluir que a ingestão de gorduras pode trazer benefícios a quem as consome. Mas o mais importante é estar atento e controlar o nosso perfil lipídico».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].