Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2011

    SECÇÃO: Cultura


    Biblioteca Humana regressa às escolas do concelho

    Promover a integração e sensibilizar os jovens para a importância da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades são os objectivos que a Agência para a Vida Local, da Câmara Municipal de Valongo, pretende atingir com a realização da segunda edição da Biblioteca Humana. A itinerância pelas escolas do concelho inicia-se amanhã, terça-feira, dia 1 de Março.

    Os alunos das escolas básicas do 2º e 3º Ciclo, bem como do Ensino Secundário do concelho de Valongo vão estar, durante o mês de Março, em contacto com um conceito inovador de biblioteca. Os livros serão substituídos por pessoas que darão corpo a uma Biblioteca Humana que pretende, acima de tudo, contribuir para o fim de determinados preconceitos.

    Na prática, a Biblioteca Humana levará até às escolas um conjunto de pessoas que, de alguma forma representam um preconceito e que são, por vezes, alvo de discriminação e até exclusão social. Em cada sessão da Biblioteca Humana os alunos poderão tomar contacto com realidades diferentes através de conversas informais com os “livros” humanos.

    “Não julgues o livro pela capa” é o slogan do projecto que conta com a colaboração da Associação Juvenil Luso-africana Ponto nos Is, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO – delegação do Porto), Rede Ex aequo.

    Nas mais diversas sessões serão trabalhados diversos estereótipos, nomeadamente os relacionados com etnia, imigração, religião, orientação sexual e deficiência.

    As escolas do Concelho aderiram em massa à iniciativa, estando agendadas diversas sessões da Biblioteca Humana, conforme o quadro seguinte:

    1 de Março

    • Escola Básica Vallis Longus

    04 de Março

    • Escola EB 2,3 Padre Américo

    10 de Março

    • Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes

    11 de Março

    • Escola EB 2,3 de Sobrado

    14 e 15 de Março

    • Escola EB 2,3 S. Lourenço

    16 de Março e 22 de Março

    • Escola Secundária de Alfena

    7 de Abril

    • Escola Secundária de Ermesinde

    Este projecto conta, tal como na edição anterior, com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP via Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].