Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2011

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL AMADOR

    Formiga – custa perder assim...

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Por vezes jogar melhor que o adversário não chega para se conseguirem vitórias, a isto há que juntar uma pitada de sorte, e mesmo assim em muitas ocasiões esta combinação de “ingredientes” não é suficiente para que a história tenha um final feliz. Uma constatação retirada do último jogo do Formiga no Campeonato Distrital de Amadores da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto diante do 1º de Maio de Figueiró, inserido na 16ª jornada da competição (ocorrida ontem, 29 de Janeiro), o qual terminaria com um triunfo forasteiro por 5-3.

    Injusto, muito injusto para sermos mais exactos, já que por tudo aquilo que os ermesindenses fizeram, nem mesmo o empate poderia ser considerado um resultado satisfatório. Contudo, a já referida falta de sorte aliada a uma arbitragem mais do que desastrosa conferiram aos pupilos de Raul Vieira uma nova derrota na citada prova.

    O sinal mais da partida esteve na esmagadora maioria dos 90 minutos do lado do Formiga, que entrou no pelado do Complexo Desportivo dos Montes da Costa a pressionar o adversário com boas jogadas de combinação entre os seus jovens jogadores.

    Pressão que daria frutos logo aos quatro minutos, quando Bruno foi rasteirado dentro da área na sequência de uma jogada de insistência. Grande penalidade de pronto assinalada. Na conversão o capitão Dias não desperdiçaria a oportunidade de colocar a sua equipa em vantagem. Uma vantagem fugaz, já que no minuto seguinte Jarrão faria o empate ao aproveitar uma desatenção da defesa local.

    O Formiga continuaria a superiorizar-se ao seu oponente criando claras oportunidades de golo, como aconteceria nos minutos 19 e 21. No entanto a falta de pontaria e algum excesso de individualismo na “hora H” impediriam a bola de beijar novamente o fundo das redes contrárias. Até que ao minuto 32 chegaria o momento alto da partida, o golo, ou melhor, o golão do formiguense Tiago, um pontapé de primeira – sem deixar a bola cair no chão – de fazer inveja a muitos profissionais.

    Lutando, embora com poucas armas para o fazer, para contrariar o ascendente local, o 1º de Maio de Figueiró aproveitaria a fase menos boa do seu adversário para dar a volta ao marcador ainda dentro da primeira parte. Seriam cinco minutos – os últimos da primeira metade – negros para o Formiga. O primeiro lance fatal ocorreria ao minuto 41, altura em que um remate fraco e sem perigo dos visitantes é interceptado por Jorge, que assim introduziu a bola na sua própria baliza.

    Um minuto depois nova grande penalidade, desta feita para o 1ª de Maio, tendo o defesa-central Paulo não desperdiçado a chance de colocar a sua equipa pela primeira vez em vantagem. Injusto se atendermos ao facto do Formiga ter sido a equipa mais esclarecida no terreno no que concerne em chegar ao golo.

    ÁRBITRO

    APARECEU

    NA 2ª PARTE

    Mesmo em desvantagem os ermesindenses não baixaram os braços, entrando para a etapa complementar com a mesma garra que patentearam no início da contenda. Esforço premiado aos 64 minutos, altura em que um cabeceamento de Hélder – jogador que havia entrado após o intervalo – levou a direcção do fundo da baliza visitante.

    Entusiasmado com este tento o Formiga continuou em busca do golo do triunfo, o qual até nem esteve muito longe de acontecer não fosse a trave impedir a festa local pela quarta vez nesta tarde//noite. E eis que nos derradeiros 20 minutos do jogo o árbitro resolveu dar nas vistas, por assim dizer. Uma mão cheia de decisões erradas tiveram influência directa no resultado final. A mais flagrante ocorreu ao minuto 82 ao assinalar penalti de Dany sobre Neves quando foi claro que a infracção havia sido cometida fora da grande área. Chamado de novo a converter o castigo Paulo recolocaria o 1º de Maio na frente do marcador. A partir deste momento o Formiga passou a jogar com nove atletas, fruto da expulsão de Dany, que viu cartão vermelho directo pela falta cometida, e ainda do guarda-redes Pestana, este por protestos com o juíz da partida. E seria com nove que os da casa ainda acalentariam esperanças em pelo menos chegar à igualdade. No entanto, os nervos e o facto de estar a jogar mais com o coração do que com a cabeça voltariam a trair o Formiga já em tempo de descontos, altura em que o 1º de Maio consegue um novo penalti a seu favor, este claro. Como não há duas sem três, Paulo foi novamente chamado a converter o pontapé fazendo o 5-3. E no final seriam bem audíveis as vozes de protesto dos formiguenses para com as decisões do árbitro.

    Na tabela classificativa os ermesindenses continuam na 17ª posição, com 12 pontos.

    Nota: Todos os resultados e classificações desta competição podem ser consultados na nossa edição on-line.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].