Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2010

    SECÇÃO: Destaque


    2010 em Ermesinde: uma cronologia

    JANEIRO

    4 Janeiro: Tomam posse os novos corpos sociais do Centro Social de Ermesinde. Henrique Queirós Rodrigues regressa à presidência da Direcção.

    6 Janeiro: Junta de Freguesia de Ermesinde justifica abate de árvores no largo da feira velha de Ermesinde.

    7 Janeiro: Oposição critica Câmara de Valongo por falhas nos serviços de protecção civil ocorridas com as então recentes inundações.

    15 Janeiro: Mais de duas dezenas de associações da cidade homenageiam “A Voz de Ermesinde” no Fórum Cultural por ocasião dos 50 anos do título.

    FEVEREIRO

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    3 Fevereiro: Junta de Freguesia de Ermesinde reconhece sobrecarga da ETAR e urgência da sua requalificação.

    4 Fevereiro: Fernando Melo garante em reunião de Câmara que proposta de revisão do PDM estaria pronta dentro de um mês/mês e meio.

    8 Fevereiro: Assembleia Municipal aprova concurso público para a recolha de resíduos sólidos. PS absteve-se. Bloco de Esquerda e PCP votaram contra.

    26 Fevereiro: Cidadãos de Alfena e Ermesinde realizam buzinão contra introdução de portagens nas SCUT na rotunda da A41 em Alfena.

    MARÇO

    3 Março: Junta de Freguesia de Ermesinde e Câmara são acusadas por munícipe de tratamento desigual em relação a Sampaio.

    4 Março: Proposta de revisão do PDM estaria quase quase a chegar, prevendo-se reunião com os autarcas para Abril, anunciou a maoria do Executivo em reunião da Câmara.

    8 Março: Pedro Passos Coelho, então candidato à liderança do PSD vem de visita a Ermesinde para iniciativa partidária de campanha.

    18/20 Março: I Mostra do Emprego e Formação do Concelho de Valongo, que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde.

    27 Março: Centro Social de Ermesinde realiza almoço de angariação de fundos.

    24/26 Março: Escola Secundária de Ermesinde realiza Semana Aberta e antecipa comemoração do 40º aniversário.

    27 Março: José Manuel Ribeiro lança na Junta de Freguesia de Valongo a sua candidatura à presidência da Comissão Concelhia do Partido Socialista de Valongo. A sessão conta com a presença de José Luís Carneiro.

    ABRIL

    1 Abril: Vereadores da Coragem de Mudar qualificam em reunião de Câmara abate de árvores no largo da feira velha como «atentado ambiental».

    6 Abril: Assembleia Municipal de Valongo aprova proposta de Grandes Opções do Plano e Orçamento para o exercíco de 2010 apresentada pela Câmara, com a abstenção do Partido Socialista e o voto contra da Coragem de Mudar, PCP e Bloco de Esquerda.

    9 Abril: Centro Social de Ermesinde aprova Relatório e Contas relativos ao exercício de 2009, cuja Direcção era presidida por Alberto Carvalho.

    10 Abril: Realização do III Encontro Gastronómico de Ermesinde, integrado nas comemorações dos 80 anos de Zeca Afonso.

    16 Abril: Partido Socilista organiza debate sobre violência de género no auditóro da Junta de Freguesia de Ermesinde. O debate conta com a presença de Elza Pais, secretária de Estado para a Igualdade, Maria José Magalhães, presidente da UMAR, e a sub-comissária Telma Fernandes, da PSP.

    20 Abril: José Manuel Ribeiro, novo líder concelhio do PS, critica com veemência a política de taxas municipais da maioria do Executivo camarário de Valongo.

    25 Abril: A liberdade, os direitos das mulheres e o centenário da República são as três questões em destaque nas comemorações do 25 de Abril organizadas pela Junta e Assembleia de Freguesia de Ermesinde.

    26 Abril: Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo aprova apoio à candidatura presidencial de Manuel Alegre, antecipando-se assim à decisão oficial do partido.

    27 Abril: Assembleia de Freguesia de Ermesinde aprova Orçamento e Plano da Junta para 2010, Plano de Investimentos e 1ª Revisão do Orçamento.

    MAIO

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER

    5 Maio: Na ausência do presidente Luís Ramalho, Romeu Maia preside à reunião pública da Junta de Freguesia de Ermesinde. Consenso absoluto entre PSD e PS.

    5/9 Maio: XIV Feira de Artes Populares, no apeadeiro de Susão, Valongo.

    6 Maio: PS e Coragem de Mudar alertam para situação financeira «à beira do precipício» da Câmara Municipal de Valongo. Polémica sobre o abate das árvores continua.

    17 Maio: Grupo de deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto sugerem variante alternativa ao alargamento da A4 aquando de visita ao concelho de Valongo.

    20 Maio: Maioria do Executivo valoguense anuncia, em conferência de imprensa, situação «difícil» da Câmara de Valongo e medidas de saneamento financeiro a avançar para o combater.

    JUNHO

    2 Junho: Munícipe denuncia em reunião da Junta de Freguesia de Ermesinde responsabilidade da Câmara nas inundações ocorridas frente ao Fórum Cultural.

    8 Junho: PCP realiza em frente à estação de Ermesinde, iniciativa contra privatização de empresas do sector ferroviário.

    17 Junho: Câmara de Valongo decide tomar medidas contra prejuízo anual de 100 mil euros resultante da concessão do parqueamento nas cidades de Ermesinde e Valongo.

    19 Junho: Cerimónia do Centro Novas Oportunidaes do Centro Social de Ermesinde para a entrega de 171 diplomas aos seus formandos, com a presença de Francisca Simões, da Agência Nacional para a Qualificação, vice-presidente da Câmara, João Paulo Baltazar, e presidente da Junta, Luís Ramalho.

    28 Junho: Assembleia Municipal de Valongo aprova 1ª Revisão do Orçamento.

    29 Junho: Assembleia de Freguesia de Ermesinde em clima de discórdia e caos interrompida com a presença de um piquete da PSP.

    JULHO

    2 de Julho: Câmara de Valongo dá luz verde à construção do novo mercado de Ermesinde.

    2 Julho: Manuel Alegre, candidato à presidência da República, visita o Centro Social de Ermesinde.

    3 Julho: IV Conferência de Ermesinde, organizada pela Ágorarte e dedicada desta vez a Sophia de Mello Breyner, no Fórum Cultural de Ermesinde.

    2/11 de Julho: XVII Feira do Livro do Concelho de Valongo, no Parque Urbano de Ermesinde. “A Voz de Ermesinde” está mais uma vez presente, com um stand e uma iniciativa da sua responsabilidade (apresentação do livro “Ciência é Cultura”, de António Alberto Silva).

    16/18 Julho: III Festa do Mundo - Festival pela Interculturalidade no Parque Urbano de Ermesinde.

    AGOSTO

    25/29 Agosto: Reposição da peça “A Batalha da Ponte Ferreira” levada a cabo precisamente no palco natural do Largo da Ponte Ferreira.

    SETEMBRO

    17/19 Setembro: 19ª edição do MagicValongo.

    18 Setembro: Assembleia de Freguesia de Ermesinde aprova 2ª revisão do Orçamento da Junta.

    20 Setembro: Assembleia Municipal Extraordinária convocada por PS, PCP e Bloco reúne para discutir proposta de revisão do PDM.

    30 Setembro: Morte de Álvaro Mendes, figura maior do desporto em Ermesinde ao serviço do CPN, formador de várias gerações de jovens e responsável por títulos nacionais (ténis-de-mesa). Quando mais novo praticou várias modalidades, chegando a ser vice-campeão nacional corporativo (natação). Foi quadro importante da antiga Fábrica Cerâmica de Ermesinde e militante do PSD.

    30 Setembro a 2 Outubro: Assinado protocolo de atendimento integrado pelos parceiros da rede social do concelho nas Jornadas para a Inclusão. Realização da Feira “Quem É Quem”.

    OUTUBRO

    6 Outubro: Junta de Freguesia de Ermesinde clarifica regras para a discussão do futuro Orçamento Participativo.

    8 Outubro: Proposta de nova zona industrial de Alfena reaviva polémica na Câmara Municipal de Valongo.

    27 Outubro: Reunião do Conselho da Cidade de Ermesinde, tendo por tema a questão do debate do Orçamento Participativo.

    31 Outubro: Candidato presidencial Francisco Lopes visita o concelho e tem encontro no Centro Cultural de Campo.

    NOVEMBRO

    2 Novembro: Início das comemorações oficiais do 40º aniversáio da Escola Secundária de Ermesinde.

    5 Novembro: Com a presença de Fernando Melo foi inaugurada a Via Distribuidora da Zona Industrial de Campo.

    5 Novembro: PSD comemora em Valongo 1º aniversário da última vitória autárquica.

    10 Novembro: Câmara Municipal aprova tabelas de taxas para 2011.

    15 Novembro: Centro Social de Ermesinde aprova Plano e Orçamento para o exercício de 2011.

    17/27 Novembro: Décima-terceira edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT), no Fórum Cultural de Ermesinde.

    29 Novembro: Assembleia Municipal ratifica propostas de taxas da Câmara.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    DEZEMBRO

    3 Dezembro: Visita Pastoral a Ermesinde do bispo do Porto D. Manuel Clemente.

    1/5 Dezembro: Primeira edição da Feira das Associações organizada pela Junta de Freguesia no Fórum Cultural de Ermesinde.

    10 Dezembro: Bloco de Esquerda organiza o primeiro debate público sobre a proposta de revisão do PDM, na Vila Beatriz.

    16 Dezembro: Por proposta dos vereadores da Coragem de Mudar, a Câmara Municipal de Valongo adia a discussão da proposta de saneamento financeiro apresentada pela maioria do Executivo.

    À zona das serras de Santa Justa e Pias é reconhecida pela Câmara o estatuto de Área de Paisagem Protegida Local.

    17 Dezembro: A Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo recebe o Prémio “Melhores Práticas 2010” atribuído pela Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes.

    28 Dezembro: A Assembleia Municipal de Valongo ratifica a atribuição do estatuto de Área de Paisagem Protegida Local à zona das serras de Santa Justa e Pias.

    29 Dezembro: A Assembleia de Freguesia de Ermesinde ratifica a proposta da Junta de Freguesia sobre o congelamento da actualização de taxas para 2011.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].