Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2010

    SECÇÃO: Local


    ADICE entrega 30 cabazes de alimentos

    Numa época do ano pautada por valores como o amor, a família e a partilha, o Projecto InterV@L – CLDS Plano de Intervenção em Valongo, e enquadrado no Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, não ficou indiferente a situações menos favoráveis e levou a cabo uma campanha de recolha de alimentos, durante os meses de Novembro e Dezembro.

    A recolha foi levada a cabo nas superfícies comerciais - E’Leclerc e Intermaché de Valongo, nas juntas de freguesia de Ermesinde, Campo e Sobrado, e contou, também, com a colaboração de amigos e população em geral. A adesão a esta iniciativa evidenciou um forte espírito de solidariedade.

    Azeite, arroz, massa, aletria, açúcar, leite, sumos, bolachas, conservas e enlatados, são alguns dos produtos que irão compor o cabaz a ser entregue.

    Os cabazes destinam-se às famílias mais carenciadas do Protocolo de RSI da ADICE, residentes na cidade de Valongo. A entrega será efectuada no encerramento de uma actividade de jogos tradicionais levada a cabo para o efeito, a realizar no dia 13 de Janeiro de 2011, pelas 14 horas, no Salão Paroquial de Valongo.

    Por: Fátima Aparício (*)

    (*) Coordenadora do Projecto

    A ADICE, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, foi criada em 2000 «para fazer face a um conjunto de necessidades reais locais. Graças à acção concertada de um grupo de pessoas impulsionadoras de uma dinâmica exemplar esta Associação viu crescer a sua acção ao longo dos10 anos da sua existência».

    Em 2002 esta associação alargou o âmbito da sua actuação à dimensão formativa, educativa, ambiental, social e comunitária, dirigindo as suas actividades a toda a população concelhia, constituindo-se como IPSS, adequando respostas às necessidades já identificadas com base na participação activa em Projectos de Intervenção Social, iniciados em 1994.

    Em 2002, a ADICE assume a gestão de 8 CATL's distribuídos por quatro das freguesias de Valongo, dando respostas ao nível da ocupação dos tempos livres a aproximadamente 260 crianças, adolescentes e jovens, oriundos na sua maioria de empreendimentos de habitação social.

    Ainda em 2002 a ADICE abraça um novo equipamento social, o Centro Social e Comunitário da Cidade de Ermesinde, destinada a outras gerações, desde os 6 aos 90 anos, num total de 126 clientes.

    Em 2003 a ADICE cria o Telecentro, sedeado em Valongo, actuando em prol da população concelhia em termos de formação profissional, promovendo a utilização diária das novas tecnologias de informação e a criação do próprio emprego a 65 indivíduos.

    No mesmo ano, e tendo em conta esta onda de mudança, a ADICE cria uma Unidade para a Vida Activa - UNIVA, constituindo-se como um segmento do IEFP passível de responder às necessidades de empregabilidade e formação.

    Em 2005, surge uma nova aposta - o Centro Novas Oportunidades. Desde a sua abertura conta com 6989 inscritos nos diversos níveis.

    Com base na colaboração activa da comunidade local e na participação da ADICE nas causas sociais, surgiu a necessidade de, em 2006, implementar no concelho uma resposta dirigida a mães solteiras e//ou puérperas, em risco de serem duplamente excluídas – social e familiarmente, e com elas delinear um projecto de vida concertado em termos pessoais, sociais e profissionais (...).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].