Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2010

    SECÇÃO: Local


    ATRIBUÍDO PELA PLATAFORMA SOBRE POLÍTICAS DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES

    Agência para a Vida Local distinguida com prémio “Melhores Práticas 2010”

    Segundo anunciou o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Valongo, o projecto “Valorizar a Diferença”, dinamizado pela Agência para a Vida Local, venceu a quarta edição do prémio “Melhores Práticas”, atribuído pela Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes. O galardão foi entregue no passado dia 17 de Dezembro, véspera do Dia Internacional dos Migrantes, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. «Esta é mais uma importante distinção que a Câmara Municipal de Valongo recebe pelas práticas desenvolvidas através de projectos dinamizados pela Agência para a Vida Local», sublinha o Gabinete de Comunicação da Câmara.

    E lembra ainda o mesmo comunicado:

    «Considerando que é indispensável garantir a interacção harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades plurais, a Câmara Municipal propôs-se realizar um conjunto integrado de actividades que introduziu, pela primeira vez no concelho, acções que contribuíram para, por exemplo, a valorização das comunidades imigrantes e da sua cultura, sobretudo em momentos de grande visibilidade.

    O projecto “Valorizar a Diferença” foi delineado tendo por objectivo:

    - Promover a comunicação reforçada entre os membros de diferentes culturas e diálogo intercultural, de forma a permitir a aquisição de conhecimentos e aptidões que lhes permitam compreender um ambiente culturalmente mais complexo;

    - Sensibilizar as populações para a importância da diversidade cultural no contexto nacional e europeu;

    - Desconstruir estereótipos, de forma a fomentar a aproximação entre os povos, as culturas e as pessoas;

    - Promover o diálogo intercultural com o intuito de fomentar o desenvolvimento de uma cidadania aberta para o mundo, que respeite a diversidade cultural e se baseie em valores comuns;

    - Promover uma maior consciencialização sobre os Direitos Humanos e os direitos fundamentais;

    - Potenciar a capacidade de participação social e cívica das pessoas imigrantes na sua sociedade de acolhimento.

    No âmbito deste projecto, que durou 10 meses, foram realizadas diversas actividades, nomeadamente o Festival pela Interculturalidade, Espaço Emprego Imigrante, Biblioteca Humana, Mostra de Emprego e Formação, bem como a participação na Expoval. O público-alvo deste projecto foram as populações imigrantes do concelho de Valongo, com o intuito de contribuir para a sua integração social, profissional e económica. As mulheres foram particularmente visadas neste processo, na medida em que estão em risco acrescido de discriminação múltipla».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].