Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2010

    SECÇÃO: Destaque


    UMA ORGANIZAÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    A Feira das Associações – edição de estreia

    Numa iniciativa que, necessariamente, tem que saudar-se, a Junta de Freguesia de Ermesinde, levou a cabo a organização, no Fórum Cultural de Ermesinde, e no período de 1 a 5 de Dezembro, da Feira das Associações.

    O certame, em primeira edição, e não isento de reparos, teve, todavia, um nascimento feliz, e contou, afortunadamente, com a visita do bispo católico do Porto, D. Manuel Clemente.

    Participaram no evento quase duas dezenas de associações, sociais, desportivas e culturais, que se apresentaram ao público nos stands montados no Fórum Cultural.

    A animar a iniciativa, que em si já era uma festa, sucederam-se exibições, recitais e espectáculos, que animaram o espaço nos cinco dias da realização.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Inaugurada na tarde de quarta-feira, dia 1 de Dezembro, pelo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, que se encontrava acompanhado de outros membros do seu executivo, e com a presença do vice--presidente da Câmara, João Paulo Baltazar, da vereadora da Acção Social, Maria Trindade Vale, e do presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, Raul Santos, a Feira das Associações, contou, nesta sua primeira edição, com a presença de numerosas associações presentes à cerimónia de abertura e representadas nos stands, além da própria Junta.

    Assim, participaram na Feira das Associações (por ordem alfabética), a Ágorarte – Associação Cultural e Artística, a ADRA – Agência Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, a Associação Clube Zupper (uma recém--chegada), a Associação das Colectividades do Concelho de Valongo, a Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, a APESE – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Ermesinde, a ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, a Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde, a AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde, a Associação Ermesinde Cidade Aberta, os Bombeiros Voluntários de Ermesinde, a Casa do Povo de Ermesinde, o Centro Social de Ermesinde, o CPN – Clube de Propaganda da Natação, o Ermesinde Sport Clube, a Magic Valongo – Associação Cultural e Artística e a União Columbófila Vencedores de Ermesinde e Lidador da Maia.

    A todas as associações presente na Feira foi entregue um diploma de participação.

    A animar o começo da tarde do primeiro dia, após uma largada de pombos e uma visita aos stands por parte das personalidades presentes, exibiu-se o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde.

    Para encerrar a noite deste primeiro dia de Feira, houve lugar a um sarau de poesia organizado pela Ágorarte e que contou com a presença do Grupo Musical do Centro Recreativo de Mafamude.

    foto
    Quanto à poesia, esteve entregue nas vozes de Fernanda Cardoso, Maria de Lurdes Martins, Leonor Reis e Maria de Lurdes dos Anjos.

    O programa do segundo dia, dedicado ao ilusionismo, teve a encerrá-lo, à noite, um workshop de magia, organizado pelo Magic Valongo, mas que, dado o frio que então se fazia sentir, contou com a presença de um público pouco numeroso.

    Sexta-feira, dia 3, foi o ponto alto da Feira das Associações, que coincidiu com a visita do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e de que demos notícia no número anterior de “A Voz de Ermesinde”.

    Recorde-se que, após ter visitado os stands de todas as associações, D. Manuel Clemente proferiu, na sala de espectáculos do Fórum Cultural, uma conferência enquadrada nas comemorações do Centenário da República Portuguesa e intitulada “Igreja e Cidadania”. A sala estava completamente cheia para ouvir o ilustre prelado e homem de Cultura.

    No final desta conferência houve lugar à actuação do Orfeão da Associação Académica de Ermesinde, recordemos ainda.

    A tarde de sábado abriu com uma exibição do Rancho Infantil da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, encerrando a noite o Grupo de Fados da Associação Académica.

    No último dia da feira voltou a haver magia, durante a tarde, agora com um show organizado pela Associação Cultural e Artística Magic Valongo, a que se seguiu o grupo de música jovem House Band, também da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

    A Feira foi encerrada ao fim da tarde desse mesmo dia.

    O tecido associativo da cidade de Ermesinde mostrou assim a sua grande consistência e, sem dúvida, mereceria uma muito maior representação na Associação das Colectividades do Concelho de Valongo, onde, apesar da freguesia contar com praticamente metade dos habitantes do concelho, conta apenas com um elemento em representação de uma associação de Ermesinde na sua Direcção, num total de nove elementos, a UDRF – União Desportiva e Recreativa da Formiga.

    foto
    Recorde-se que as associações actualmente representadas na Direcção desta Associação das Colectividades do Concelho de Valongo são, além da já referida UDRF, a Associação de Reformados e Pensionistas de Campo (por Adriano Ribeiro, presidente), o TAS – Teatro Amador Susanense, o Futebol Clube Estrelas Susanense, a Associação Recreativa Boavista, a Associação Casa do Bugio de Sobrado, o Atlético Clube Alfenense, a Patinagem do CSP Alfena e o Moto Clube de Alfena.

    Nos restantes órgãos sociais encontram-se ainda representantes da Banda Musical de Campo, da Associação Canários de Balselhas, do Clube de Modelismo de Valongo e Campo, do Clube Desportivo da Palmilheira, do Grupo Desportivo da Chã, da ARCA e do Clube de Pesca e Caça de Campo.

    Duas notas finais, uma para a Associação Clube Zupper, a benjamim do certame, que se dedica a desportos radicais, contando entre as suas actividades com a prática do paintball e do hóquei sub-aquático, e outra para o CPN que, depois de um longo período de actividade sem corpos sociais eleitos, dirigido por uma Comissão Administrativa, estava aqui finalmente representado por novos órgãos sociais eleitos numa Assembleia Geral, e à qual dedicamos algum destaque no nosso suplemento “Ermesinde Desportivo”.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].