Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2010

    SECÇÃO: Destaque


    VISITA PASTORAL DO BISPO DO PORTO A ERMESINDE

    O bispo na Feira das Associações

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Na noite de sexta-feira, dia 3, D. Manuel Clemente visitou a Feira das Associações, uma organização da Junta de Freguesia de Ermesinde, que decorria no Fórum Cultural da nossa cidade.

    A recebê-lo, além naturalmente, de Luís Ramalho, e de vários elementos da Junta, esteve o presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, o seu vice-presidente, João Paulo Baltazar e o presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, Raul Santos, entre outras personalidades. Sempre a acompanhá-lo o cónego João Peixoto. Mais tarde viria juntar-se também a eles o cónego Sebastião Brás.

    O prelado visitou um por um todos os stands da feira, tendo conversado com solicitude com os responsáveis presentes.

    Deteve-se, a começar, no balcão da própria Junta de Freguesia, organizadora do evento, tendo de seguida estado no stand da Ágorarte, aonde assinou o seu livro de honra, sendo recebido pelos dirigentes Carlos Faria, Manuel Valdrez e Álvaro Mendonça.

    No stand da ADRA (Agência Adventista para o Desenvolvimento Recursos e Assistência), registamos um encontro ecuménico muito curioso, com o bispo católico a inteirar-se das actividades desta associação, a quem deu os parabéns pelo trabalho social desenvolvido.

    Na Associação Clube Zupper, uma das mais recentes entidades associativas da nossa cidade, a curiosidade era saber o tipo de actividade levado a cabo, em muito esclarecida pelas fotografias exibidas. O Clube Zupper dedica-se a actividades físicas curiosas, entre elas o paintball e o hóquei subaquático.

    Uma das poucas associações não especificamente ermesindenses era a Associação das Colectividades do Concelho de Valongo, entidade criada em 2001, e cuja actual Direcção é presidida por Adriano Ribeiro (também deputado municipal), da Associação de Reformados e Pensionistas de Campo.

    D. Manuel Clemente visitou sucessivamente, e não garantimos que por esta ordem, o Magic Valongo – Associação Cultural e Artística, que num cartaz o recebia: «Os discípulos de S. João Bosco saúdam D. Manuel Clemente», recordando os dotes de ilusionismo deste educador católico, fundador dos salesianos. D. Manuel Clemente lembrou que, para atrair a atenção das pessoas, S. João Bosco até fazia pregações equilibrado em cima de uma vara.

    Visitou também a Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, que simpaticamente oferecia um calendário de 2011, a ADICE, de que reconheceu o nome da dirigente, Maria Trindade Vale, também vereadora, a Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde, de momento sem ninguém no seu stand, mas em cuja sede o bispo tinha estado de manhã.

    Ainda o stand da APESE – Associação dos Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Ermesinde, onde quis saber se os pais dos alunos que já tinham deixado a escola podiam continuar ligados à associação (que sim, esclareceram os elementos presentes da APESE).

    foto
    D. Manuel Clemente deteve-se por um pouco mais no stand da AACE, muito concorrido, onde foi recebido pelo seu presidente Alberto Mateus. Tinha estado durante a tarde na sua sede e estava previsto que o Orfeão da AACE encerrasse a sessão, após a conferência do prelado.

    O CPN foi a associação a seguir, antes de visitar ainda os stands da Casa do Povo e dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, onde foi recebido por Esmeralda Carvalho (também membro da Junta).

    Juntos estavam os stands das associações irmãs Centro Social de Ermesinde e Ermesinde Cidade Aberta. Henrique Rodrigues e Fátima Brochado fizeram as honras da casa, com Henrique Rodrigues a explicar a D. Manuel Clemente as razões e o projecto que levaram à criação da Associação Ermesinde Cidade Aberta.

    No stand do Ermesinde Sport Clube, recebido por Vítor Ferreira, D. Manuel Clemente quis saber como é a prática da modalidade pelos mais novos e em que divisão milita actualmente a equipa principal do Ermesinde.

    O último stand visitado foi o da União Columbófila Vencedores de Ermesinde e Lidador da Maia, onde o prelado foi esclarecido, entre outras coisas, da diferença entre os pombos correios e os outros, e apreciou a aerodinâmica admirável de dois campeões em exposição.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].