Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2010

    SECÇÃO: Destaque


    MIT – MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO 2010

    MIT 2010 curvou-se diante de um astro da musicalidade: João Lóio

    As luzes da ribalta da Mostra Internacional de Teatro (MIT) de 2010 incidiram sobre uma daquelas personagens habitualmente invisíveis na hora do pano subir, mas cujo trabalho é deveras importante para que o espectáculo ganhe asas. E quantos e quantos espectáculos “adquiriram” vida eterna graças ao toque mágico da sua genialidade... Sem mais demoras nas apresentações, os aplausos vão para João Lóio, o grande homenageado da 13ª edição da MIT que teve início na noite de 17 de Novembro último, precisamente com a homenagem a este ícone da cultura nacional... com sotaque do Norte.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Foram muitos os amigos e admiradores do trabalho de João Lóio que enfrentaram a noite gélida para reservar um lugar na sala de espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde na grande homenagem a uma carreira ímpar no mundo do espectáculo. Cerimónia que seria dividida em “três actos”, tendo o primeiro deles levado ao palco um pequeno espectáculo que visitou canções, músicas, e poesias que edificaram a carreira deste músico, compositor e director musical nascido em Matosinhos há 57 anos.

    Seguindo um registo biográfico, João Lóio piscou o olho à Medicina na hora de encontrar um caminho profissional, tendo-se licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto em 1977, abraçando porém de alma e coração o mundo do espectáculo onde criou raízes e construiu uma carreira notável. No teatro, arte à qual dedicou grande parte da sua vida, trabalhou como compositor e director musical em cerca de 60 espectáculos, tendo mesmo em alguns deles feito uma perninha como actor. Fora dos palcos doou o seu talento a inúmeros programas de televisão, quer como intérprete quer como compositor, sendo que nestas duas facetas participaria ainda em diversos projectos musicais, grande parte deles integrantes, claro está, da sua rica discografia.

    Obviamente são muitas e variadas as obras criadas por João Lóio dentro e fora do teatro, tantas que se afigurava uma missão impossível transportá-las na sua totalidade para estas breves linhas, tão pouco possíveis de serem revistas na íntegra neste espectáculo/dedicatória levado a cabo – muito bem diga-se de passagem – pelo grupo vocal Canto Décimo, o qual levou para o palco uma espécie de “best of” (grandes êxitos) da autoria do homenageado. Abra-se neste campo um pequeno parêntese para frisar que na verdade este foi mais do que um mero espectáculo de homenagem, mas antes uma prova de amizade e admiração demonstrada por um grupo de pessoas, e isso ficou bem sublinhado na maneira especial como foram falando de João Lóio e do seu trabalho ao longo da actuação. Um desses testemunhos de fraterna amizade – esta em particular com três décadas de vida – foi protagonizado pelo apresentador de serviço, também ele uma notável figura do teatro com raízes nortenhas, de seu nome Mário Moutinho, o qual recordaria algumas peripécias do amigo e companheiro de profissão João Lóio, entre outras o facto deste não gostar de atrair até si o protagonismo, preferindo antes ficar “atrás” do palco, e sempre que era necessário pisá-lo – ao palco, pois claro – ficava sempre com um friosinho na barriga que só desaparecia com uma pequena massagem de descontracção dada pelos colegas.

    foto
    E seria mesmo Mário Moutinho já em cima da hora do pano descer no que toca a esta primeira parte da homenagem que pediria o “bis” da “Marcha Brilhantina”, um dos grandes êxitos musicais escritos para teatro por João Lóio, recordado com enorme saudade nesta noite.

    Depois de um breve intervalo surgiu o vídeo-documentário elaborado pelo ENTREtanto Teatro “João Lóio... Musicalidade”, que com relatos na primeira pessoa passou em revista a carreira do homenageado deste MIT 2010.

    Seguiu-se o momento mais aguardado da noite, a chamada de João Lóio ao palco – não se sabe se com ou sem friosinho na barriga – para a merecida ovação – de pé – de um público rendido, e ainda para a entrega de uma lembrança alusiva a este momento, oferecida pela Câmara de Valongo na pessoa do seu vice-presidente João Paulo Baltazar.

    O derradeiro acto desta homenagem deu-se com a inauguração da exposição “Mais um dia...” dedicada a João Lóio – que faltará dizer que actualmente é docente de “Música e Voz” no curso de Interpretação da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto – a qual esteve patente ao público durante todo o MIT 2010.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].