Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2010

    SECÇÃO: Destaque


    MIT – MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO 2010

    Em fuga...

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Quando, em 2009, esta peça foi mostrada ao público escrevemos (“AVE”, 30 Abril):

    «(...) Tomando por tema as Invasões Francesas de há precisamente 200 anos – [“Invasão”] exprime bem essa volúpia de fazer teatro (...) de uma forma a um tempo rigorosa e apaixonada, engenhosa e altamente insidiosa, na construção do gosto (lenta lentamente) do público do município, e na reposição de uma verdade além da conveniência dos poderes estabelecidos.

    É certo que esta peça assenta muito no texto do dramaturgo – que conta a estória de um professor de História próximo da jubilação – e cuja fidelidade aos acontecimentos do passado lhe exige mostrar aos seus alunos não apenas um Napoleão arrogante (isso aqui e fácil), mas também um D. João VI acobardado, uma D. Maria I néscia e beata, além de outras personagens que representam muito bem o estado das relações das pessoas entre si e destas com o planeta (como são o Índio Comelambe, o Feijão Escurinho, ou o Piolho de Cabeça Real)» e por aí fora (ver http://www.avozdeermesinde.com/noticia.asp?idEdicao=164&id=5396&idSeccao=1603&Action=noticia).

    O que Júnior Sampaio agora fez foi tornar o espectáculo mais portátil e “fácil”. Mas com um preço, para nós, elevado, é que lhe retirou alguma acutilância, e se acomodou de forma mais conveniente a um certo gosto “patriótico” que antes até se podia sentir ofendido!...

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].