Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2010

    SECÇÃO: Destaque


    MIT – MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO 2010

    O cobridor sem par

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Notável texto picaresco de João Ubaldo Ribeiro – em “Já Podeis da Pátria Filhos (e outras histórias” – “Alandelão de la Patrie”, contou ainda com a magnífica interpretação de José Rosa, num espectáculo muito bem adaptado e encenado pelo próprio Júnior Sampaio, director do festival.

    Trata-se de uma história contada por um humilde trabalhador de uma fazenda do sertão brasileiro, “Jeremia”, tornada ainda mais apetecível pela singular e fascinante pronúncia nordestina, em si um património da humanidade.

    Jeremia lamenta a sorte do novo boi cobridor da fazenda, Alandelão, que de tão bom que é leva o dono desta a zelar (pelo investimento e) pela recolha do seu esperma por meios diversos dos que anteriormente eram esperados dos bois reprodutores que o antecederam.

    Jeremia lembra, por isso, as vigorosas virtudes de Nonô de Bombaim e Bundão, um e outro sempre bem aprumados frente às fêmeas que lhes iam calhando.

    Mas a Alandelão o precioso sémen tem que ser recolhido pelos trabalhadores para ser levado a um banco de esperma e assim multiplicar a preciosa dádiva e o infeliz vive, por isso, sem a alegria de encontrar uma fêmea, até que Jeremia e um colega, condoídos da sua desgraça, lhe dão uma mãozinha... ou melhor, desta vez não lhe dão uma mãozinha, mas uma experimentada e acolhedora vaca. Mas... oh mas!...

    A dispor para o dionisíaco espectáculo, José Rosa no início, andou pelas mesas a servir vinho aos espectadores.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].